A educação para além do capital

A educação para além do capital István Mészáros


Compartilhe


A educação para além do capital





Ivana Jinkings: "O ensaio que dá título a este volume foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre, em 2004. Nesse texto, o professor emérito da Universidade de Sussex afirma, entre outras coisas, que a educação não é um negócio, é criação. Que educação não deve qualificar para o mercado, mas para a vida. Na sessão inaugural do ginásio Gigantinho, enfatizou o sentido mais enraizado da frase 'a educação não é uma mercadoria'".

Mészáros discute como pensar a sociedade tendo como parâmetro o ser humano. Exige a superação da lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo, no lucro e na competição os seus fundamentos. Sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação.

Defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois o que as classes dominantes impõem é uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado. Já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, age, e usa a palavra como arma para transformar a realidade.

Pensando na construção da ruptura com a lógica do capital, Mészáros reflete nas páginas deste livro sobre algumas questões essenciais: Qual o papel da educação na construção de um outro mundo possível? Como construir uma educação cuja principal referência seja o ser humano? Como se constitui uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias?

2ª edição ampliada: inclui o apêndice "Educação: o desenvolvimento contínuo da consciência socialista". Prefácio de Emir Sader.

Os direitos autorais desta, e de toda a obra de Mészáros no Brasil, foram doados para o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, o MST.

Ensaios / Política

Edições (1)

ver mais
A educação para além do capital

Similares

(8) ver mais
O Neoliberalismo
Evolução política do Brasil
Manuscritos Econômico-Filosóficos
Para além do capital

Resenhas para A educação para além do capital (3)

ver mais
Para além do intelectualismo.
on 24/1/15


"Os direitos autorais desta, e de toda a obra de Mészáros no Brasil, foram doados para o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, o MST." Fonte: http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/titles/view/56 Não preciso de mais nenhum motivo para querer ler toda a obra do Mészáros. Qualquer um, minimamente sensibilizado com a questão social, precisa lê-lo de ponta a ponta.... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam1
Avaliações 4.3 / 144
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 11
11%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

45%

55%

Tássia
cadastrou em:
25/02/2009 22:46:39
Jim
editou em:
12/08/2019 18:30:13