A Educação pela Guerra

A Educação pela Guerra Evaldo Cabral de Mello


Compartilhe


A Educação pela Guerra





Os textos desta memorável seleta da obra de Evaldo Cabral de Mello compõem um panorama multifacetado das tramas políticas, sociais, econômicas e militares que fizeram de Pernambuco uma das regiões mais rebeldes da América Portuguesa e do Império do Brasil.

Organizado pelo próprio autor, o livro abrange os dois primeiros séculos da história colonial de Pernambuco. Por sua lucrativa produção açucareira, a capitania fundada por Duarte Coelho e seus descendentes foi a mais rica da colônia antes da descoberta do ouro em Minas Gerais. Segundo Cabral de Mello, o nativismo da açucarocracia local está na origem das revoluções antimonarquistas do século XIX, e se forjou ao longo de uma sequência sangrenta de guerras contra os índios, os holandeses e os portugueses.

Amparado numa obstinada pesquisa em documentos da época, o autor de clássicos como A fronda dos mazombos e O nome e o sangue reconstitui a evolução da sociedade açucareira paralelamente a eventos-chave como a ocupação holandesa (1630-54) e a Guerra dos Mascates (1710-11). Com grande valor literário, a narrativa histórica de A educação pela guerra também focaliza a vida cotidiana dos habitantes de Pernambuco no período colonial.

História / História do Brasil / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Educação pela Guerra

Similares

(14) ver mais
Rubro Veio
A outra independência
O bagaço da cana
O Brasil holandês

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

37%

Marcos
cadastrou em:
18/06/2014 17:02:42
Albert
editou em:
18/05/2020 15:31:46