A era da empatia

A era da empatia Frans de Waal


Compartilhe


A era da empatia


Lições da natureza para uma sociedade mais gentil




Em A era da empatia, Frans de Waal mostra como diversos animais, incluindo os seres humanos, foram dotados pela evolução da capacidade de se colocar no lugar do próximo, de se apiedar da dor do vizinho e, em casos extremos, até de salvar-lhe a vida, colocando a própria em risco.
Esse “instinto da compaixão” se choca com a visão tradicional do “gene egoísta”, segundo a qual os animais são programados apenas para satisfazer seus próprios interesses. Tomando por base estudos com macacos-prego e chimpanzés, De Waal mostra que o “gene egoísta” não se traduz em indivíduos ou sociedades
egoístas. Ao contrário, parece haver, ao longo da evolução, uma tendência à empatia estabelecida há centenas de milhões de anos. Ao se colocar no lugar dos outros, os animais sociais ajudam a construir grupos mais coesos - o que, por sua vez, auxilia sua sobrevivência.
De Waal nos mostra camundongos piedosos, macacos socialistas, cachorros invejosos e chimpanzés que coçam as costas dos outros sem receberem nada em troca. Bem-humorado, repleto de casos instigantes, erudito e ao mesmo tempo escrito em linguagem acessível e informal, A era da empatia é um ótimo antídoto para estes tempos de individualismo extremado.

Edições (1)

ver mais
A era da empatia

Similares

(4) ver mais
Eu, primata
Tábula Rasa
As Origens da Virtude
Domínio

Resenhas para A era da empatia (2)

ver mais
on 11/3/12


O subtítulo pode parecer enganoso: "lições da natureza para uma sociedade mais gentil". Afinal de contas, não passamos anos vendo que a falácia natural é, quem diria, uma falácia? Que os meios da natureza não refletem necessariamente nossa conduta moral? Porém, é apenas uma primeira impressão. Nossas piores qualidades, como a raiva, egoísmo e guerra, são rapidamente comparados com os animais, algo de nossa natureza que subjugamos diariamente com nosso intelecto superior humano. Mas, q... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 29
5
ranking 59
59%
4
ranking 31
31%
3
ranking 7
7%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Bia
cadastrou em:
24/11/2010 18:48:14