A Estrada Real e a Transferência da Corte Portuguesa

A Estrada Real e a Transferência da Corte Portuguesa Gilberto Dias Calaes...


Compartilhe


A Estrada Real e a Transferência da Corte Portuguesa


Programa Rumys – Projeto Estrada Real




Ao longo do percurso de 1.400 km (Caminho Velho e Caminho Novo), a Estrada Real reúne marcos naturais que se incorporam ao patrimônio geológico e histórico do Brasil. Tais marcos evidenciam a natureza do conhecimento intuitivo dos colonizadores, cujas expedições eram organizadas para a busca de recursos minerais.
A existência desses marcos - notadamente em Vila Rica (atual Ouro Preto) e Vila do Príncipe / Arraial do Tijuco (atuais Serro / Diamantina) – contribuiu para a iniciação do conhecimento geocientífico do Brasil, bem como para a estimulação do processo de desenvolvimento do país.
Atualmente, o patrimônio histórico, cultural e geomineiro da Estrada Real estão sendo revitalizados. O Projeto Estrada Real (CYTED/RUMYS) busca melhor compreender esta importante rota de penetração, ocupação e ordenamento territorial, visando disponibilizar e difundir o conhecimento sobre a sua contribuição para o desenvolvimento da região de sua influência.
Os temas abordados neste livro oferecem ao leitor uma oportunidade de rever a história da penetração do território brasileiro através da Estrada Real, espinha dorsal do desenvolvimento nacional.

História do Brasil / Turismo e Viagens

Edições (1)

ver mais
A Estrada Real e a Transferência da Corte Portuguesa

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 1.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 100
100%

40%

60%

Andréa
cadastrou em:
11/08/2015 17:50:17
Andréa
editou em:
11/08/2015 18:01:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR