A estrangeira

A estrangeira Claudia Durastanti


Compartilhe


A estrangeira





"A história de uma família se parece mais com um mapa topográfico do que com um romance, e uma biografia é a soma de todas as eras geológicas que você atravessou", anota a narradora deste livro singular e apaixonante. Como se conta uma vida senão explorando seus lugares simbólicos e geográficos, reconstruindo um mapa de si mesmo e do mundo vivido?

Entre a Basilicata e o Brooklyn, de Roma a Londres, da infância ao futuro, este romance de Claudia Durastanti é uma aventura ― muito pessoal ― que combina novas e velhas migrações. Filha de pais surdos que se opõem à sensação de isolamento com uma relação tão apaixonada quanto raivosa, a protagonista vive uma infância febril, algo frágil, mas capaz, como uma planta teimosa, de deixar raízes em todos os lugares.

Descendente de uma família de imigrantes que trocou a Itália pelos Estados Unidos, ela nasceu no Brooklyn. Mais tarde voltou com a mãe para a aldeia da família na Itália. Adulta, se muda para Londres. Em todos esses lugares, a mesma sensação: a de ser estrangeira. Mas a menina que se tornou adulta não para de traçar novos caminhos migratórios: para o estudo, para a emancipação, para o amor irremediável. A alteridade se torna parte de seu espírito.

História de uma educação sentimental bastante contemporânea, A estrangeira cativa pela fluidez de seu texto e de sua própria forma ― capaz de conter a geografia e o tempo. E demonstra que a história de uma família, suas vozes e seus percursos, é, antes de tudo, a narrativa de uma casa que pode estar em todos os lugares.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A estrangeira
La straniera

Similares


Resenhas para A estrangeira (2)

ver mais
on 30/1/21


Um passeio incrível entre a ficção e a autobiografia. Claudia Durastanti faz uma análise profunda da sua vida de uma forma cativante e profunda, buscando entender todo o impacto das mudanças e diferenças da sua família na sua formação como pessoa. A primeira impressão ao pegar a obra é que vamos querer descobrir o que é real e o que é ficção, mas no fim isso é o que menos importa. Esse livro é uma viagem em cada aspecto que impacta uma vida, com todas as críticas, injustiças e culpa... leia mais

Vídeos A estrangeira (0)

ver mais
MAIS UM LIVRO FAVORITO: ?A ESTRANGEIRA? - CLAUDIA DURASTANTI #Todaviatodomes

MAIS UM LIVRO FAVORITO: ?A ESTRANGEIRA? - CLA


Estatísticas

Desejam41
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 40
5
ranking 20
20%
4
ranking 45
45%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

19%

81%

andre
cadastrou em:
18/12/2020 03:42:52
Jenifer
editou em:
18/12/2020 11:30:17