A ética é possível num mundo de consumidores?

A ética é possível num mundo de consumidores? Zygmunt Bauman


Compartilhe


A ética é possível num mundo de consumidores?





"Este livro é o relatório de um campo de batalha." Com essa afirmação, Zygmunt Bauman abre a coletânea que reúne seis de suas conferências proferidas no Instituto de Ciências Humanas de Viena, em 2008. A ética é o ponto em comum entre cada um dos textos. O autor sugere que seja adotada uma nova lógica que nos permita ler a realidade atual e apresente uma tentativa desafiadora de captar o mundo em movimento.

Dialogando com pensadores como Hannah Arendt, Jacques Derrida e Norbert Elias, o sociólogo reflete sobre o papel da arte no mundo líquido moderno; o dilema da Europa frente aos estrangeiros; a banalização da ideia do Holocausto; a impossibilidade de se debater a liberdade pelo predomínio do medo e da insegurança; a educação e o desenvolvimento de uma atitude ética, em um século dominado por forças antagônicas, como a globalização e políticas de forças locais. Seis textos que refletem lúcidos estudos da sociedade contemporânea. Uma leitura que instiga mais do que conclui. Afinal, como o autor afirma na introdução desse livro: “O esforço para compreender o mundo, oferecendo poucas garantias de que aquilo que consideramos verdadeiro ao entardecer de hoje não será refutado amanhã, ao nascer do sol, é de fato uma luta”

Edições (1)

ver mais
A ética é possível num mundo de consumidores?

Similares

(16) ver mais
Ciberética e Ética: responsabilidade em um mundo interligado pela rede digital
Manual de Ética
Vida Para Consumo
A Riqueza de Poucos Beneficia Todos Nós?

Resenhas para A ética é possível num mundo de consumidores? (1)

ver mais
Mal estar na pós modernidade
on 25/7/20


O livro reúne conferências dados por Bauman ao longo dos anos, concentrando temas que dialogam com o conceito líquido de modernidade. Ao ler os textos hoje, alguns me soaram um pouco datados, como o que trata da relevância da Europa no mundo, enquanto outros, como o que trata sobre a educação, ainda são relevantes e mostram a perspicácia do pensamento do autor ainda hoje.... leia mais

Estatísticas

Desejam69
Trocam2
Avaliações 4.1 / 34
5
ranking 38
38%
4
ranking 41
41%
3
ranking 15
15%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Eduardo
cadastrou em:
16/11/2011 18:19:46