A fábrica de cretinos digitais

A fábrica de cretinos digitais Michel Desmurget


Compartilhe


A fábrica de cretinos digitais


Os perigos das telas para nossas crianças




Por que os grandes gurus do Vale do Silício proíbem seus filhos de usar telas? Você sabia que nunca na história da humanidade houve um declínio tão acentuado nas habilidades cognitivas? Você sabia que apenas trinta minutos por dia na frente de uma tela são suficientes para que o desenvolvimento intelectual da criança comece a ser afetado?

O uso da tecnologia digital – smartphones, computadores, tablets, etc. – pelas novas gerações tem sido absolutamente astronômico. Para crianças de 2 a 8 anos de idade, o consumo médio é de cerca de três horas por dia. Entre 8 e 12 anos, a média diária gira em torno de cinco horas. Na adolescência, esse número sobe para quase sete horas, o que significa mais de 2.400 horas por ano, em plena fase de desenvolvimento intelectual.

Ao contrário do que a imprensa e a indústria da tecnologia costumam difundir, o uso das telas, longe de ajudar no desenvolvimento de crianças e estudantes, acarreta sérios malefícios à saúde do corpo (obesidade, problemas cardiovasculares, expectativa de vida reduzida), ao estado emocional (agressividade, depressão, comportamentos de risco) e ao desenvolvimento intelectual (empobrecimento da linguagem, dificuldade de concentração e memória).

O neurocientista Michel Desmurget, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, propõe a primeira síntese de vários estudos que confirmaram os perigos reais das telas e nos alerta para as graves consequências de continuarmos a promover sem senso crítico o uso dessas tecnologias.

“O livro do neurocientista Michel Desmurget apresenta, com dados concretos e de forma conclusiva, como os dispositivos digitais estão afetando seriamente – e para o mal – o desenvolvimento neural de crianças e jovens.”
BBC News Brasil

“Se não quisermos uma geração de idiotas, vamos ler este especialista com atenção… e desconectar nossos filhos a tempo.”
La Razón (Espanha)

“Um livro de saúde pública.”
France Inter

Não-ficção

Edições (2)

ver mais
A fábrica de cretinos digitais
A Fábrica de Cretinos Digitais

Similares

(3) ver mais
Uma verdade incômoda
Celular: Como Dar um Tempo
Atividades Neuropsicopedagógicas de estimulação e potencialização de habilidades cognitivas

Resenhas para A fábrica de cretinos digitais (47)

ver mais
on 13/2/22


MUITO interessante ao quebrar diversas questões do ?senso comum? nos alertando que, algumas verdades dizem justamente o contrário. Nada pode substituir o ganho que temos com o contato humano. Chama atenção também para muitas notícias veiculadas por grandes instituições que não se importam em checar os fatos antes de publicá-los em massa. De qualquer forma, uma leitura um pouco travada e pouco fluida.... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam1
Avaliações 4.2 / 205
5
ranking 45
45%
4
ranking 38
38%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
14/08/2021 21:53:11
Jenifer
editou em:
02/10/2023 21:01:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR