A falência

A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida


Compartilhe


A falência





Leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp, A falência se consolida como um dos mais importantes romances do modernismo brasileiro.

Ícone do modernismo brasileiro, Júlia Lopes de Almeida consegue oferecer um notável panorama das repercussões do boom do café no final do século XIX na formação da nascente burguesia urbana, e também retratar, com impecável maestria, os meandros de uma sociedade machista e hipócrita, em que subsistem as relações escravocratas e aprofundam-se as desigualdades sociais.

Rio de Janeiro, 1891. Francisco Teodoro, um bem-sucedido e ambicioso comerciante de café, conhece Camila. Em busca de um casamento que traga estabilidade, ele não vê melhor opção que desposar tal jovem, bela e de boa e humilde família. Os filhos Mário, Rachel, Lia e Ruth crescem a olhos vistos, enquanto a empresa do pai continua a prosperar.

Nem só de flores, contudo, vivem os Teodoro. Francisco, cada vez mais ganancioso, vê outros comerciantes se arriscando no trato com o café e decide fazer o mesmo. Afinal, é preciso aumentar o patrimônio familiar que Mário insiste em dilapidar. Camila, alheia aos movimentos econômicos e cada vez mais absorta em sua relação com o médico Gervásio, nada opina. Em um revés do destino, a fortuna da família acaba. Francisco Teodoro se suicida e todos, mãe e filhos, precisam aprender a lidar com a nova situação social.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (11)

ver mais
A falência
A falência
A falência
A Falência

Similares

(6) ver mais
Ânsia eterna
Memórias de Marta
A falência
As sobras de ontem

Resenhas para A falência (112)

ver mais
Deveria ser mais conhecido pela nossa geração
on 17/7/20


A melhor descoberta literária do ano, a cada página que lia me perguntava o porque que ele ficou esquecido por tanto tempo sendo que ela já foi um sucesso. Escrita muito boa, consegue me transportar para o Rio de Janeiro do século XIX, ele da uma aula boa de história sobre a sociedade e economia da época, personagens bem construídos que acabamos nos apegando algum deles. Júlia crítica a sociedade, a elite, a religião e a hipocrisia de maneira geral, sem dúvidas ela estava a frente do s... leia mais

Vídeos A falência (3)

ver mais
A FALÊNCIA, de Júlia Lopes de Almeida - Resenha

A FALÊNCIA, de Júlia Lopes de Almeida - Resen

vlog de viagem, lendo autoras brasileiras, tour de estantes, indicações de livros com a bff | 2021

vlog de viagem, lendo autoras brasileiras, to

A falência (Júlia Lopes de Almeida) | Vandeir Freire

A falência (Júlia Lopes de Almeida) | Vandeir


Estatísticas

Desejam157
Trocam2
Avaliações 4.0 / 852
5
ranking 36
36%
4
ranking 45
45%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
11/02/2019 19:10:12
Alê | @alexandrejjr
editou em:
04/01/2021 09:21:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR