A fazenda dos animais

A fazenda dos animais George Orwell


Compartilhe


A fazenda dos animais (Coleção: A arte da novela)





Depois de o sr. Jones trancar os galinheiros e se recolher na sede da Fazenda Herdade, os animais se reúnem em volta do velho Major, um porco de doze anos respeitado por todos. Chegam os cavalos Boxer e Clover, a bela égua branca Mollie, a cabra Muriel, o burro Benjamin, o animal mais velho da fazenda, os porcos Napoleão, Bola de Neve e Guincho, as galinhas, os patinhos que Clover protege para não serem pisoteados. Camaradas, começa o Major, e todos o escutam hipnotizados. Ele fala das injustiças, de quanto trabalham e tão pouco recebem, da vida miserável que levam, que o homem é a única criatura que consome sem produzir. Ele não dá leite, não bota ovos, é fraco demais para puxar o arado, não consegue correr rápido o bastante para pegar coelhos. No entanto, ele é senhor de todos os animais. E, numa catarse coletiva, convida todos a entoar a canção Animais da Inglaterra, cuja letra evoca um mundo melhor. Das palavras do Major, que morre pouco tempo depois, é gestada a Rebelião, sob a liderança dos porcos. Sr. Jones é expulso e a fazenda passa a se chamar Fazenda dos animais. Bola de Neve, das lideranças mais ativas, escreve na parede do celeiro Os Sete Mandamentos, um resumo do Animalismo, um sistema completo de pensamento que os três porcos líderes elaboraram a partir dos ensinamentos do Major. O último deles e o mais importante é: Todos os animais são iguais.

As relações de poder entre os animais, a invenção do passado como forma dominação, o uso da força, a usurpação de pequenos privilégios transfiguram o sonho que vai se esvanecendo dando lugar a uma realidade dura para grande parte dos animais.

Das obras mais populares e poderosas do século XX, a fábula de fundo antitotalitarista de Orwell, que era socialista, foi usada na Guerra Fria como propaganda contra os países da Cortina de Ferro. Nesse contexto, foi publicada a primeira edição no Brasil em 1964.

Ficção / Fábula / Política / Sociologia

Edições (104)

ver mais
Fazenda Animal
A revolução dos bichos
A Fazenda dos Animais
A revolução dos bichos

Similares

(128) ver mais
1984
Fahrenheit 451
Sobre a verdade
Admirável Mundo Novo

Resenhas para A fazenda dos animais (16.900)

ver mais
Quatro pernas bom, duas pernas ruim!
on 15/2/13


A Revolução dos Bichos, escrito na época da Segunda Guerra Mundial, ataca de forma alegórica o modelo soviético sob a ditadura de Stalin. Dessa maneira, cria-se um retrato muito fiel, por meio dos bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo. Um leitor distraído pode pensar que se trata de um livro infantil e de fato, a engenhosidade de George Orwell é tamanha que, além de ser uma denúncia do que ocorre na União Soviética, ta... leia mais

Vídeos A fazenda dos animais (50)

ver mais
Leituras de fevereiro - uma seleção caótica de comédia romântica, fantasia e clássicos ?

Leituras de fevereiro - uma seleção caótica d

Esse Comportamento Mudou a Minha Vida | Introvertida Bookworm

Esse Comportamento Mudou a Minha Vida | Intro

Resenhas - A Revolução dos Bichos (George Orwell) + A Bruxa de Portobello (Paulo Coelho)

Resenhas - A Revolução dos Bichos (George Orw

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE ORWELL | LIVRO, ANIMAÇÃO E QUADRINHOS (Problemas atemporais)

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE ORWELL | LI


Estatísticas

Desejam9.181
Trocam527
Avaliações 4.3 / 154.212
5
ranking 59
59%
4
ranking 30
30%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Jenifer
cadastrou em:
07/09/2021 23:20:44
Jenifer
editou em:
07/09/2021 23:27:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR