A Felicidade Conjugal / O Diabo

A Felicidade Conjugal / O Diabo Leon Tolstói


Compartilhe


A Felicidade Conjugal / O Diabo (L&PM Pocket #692)





Poucos escritores penetraram tão fundo na alma dos seus personagens quanto Leon Tolstói (1828-1910), dono de uma técnica narrativa certeira e cristalina. É o que pode ser visto neste livro, que reúne duas primorosas amostras da sua vasta obra. Publicada em 1859, "A felicidade conjugal" é a primeira obra do futuro autor de "Guerra e paz". Já o conto "O diabo" foi escrito em 1898 e publicado postumamente, em 1916. De origem autobiográfica, ambos os textos tratam das mesmas questões, caras a Tolstói: o papel do casamento, do sexo e das relações amorosas, bem como a responsabilidade moral dos indivíduos.

Em "A felicidade conjugal", o autor demonstra sua habilidade de narrar a partir do ponto de vista de um personagem feminino – habilidade que seria levada às últimas conseqüências em Anna Karênina – para retratar a meninice despreocupada da princesinha Macha, sua aproximação e o posterior relacionamento com Serguêi Mikháilovitch. Em "O diabo", Evguêni, um bacharel em Direito, se envolve com uma bela camponesa da região, num caso que teria tudo para ser esquecido e relegado às loucuras de juventude. Mas Evguêni é jovem, e não percebe que está criando armadilhas para si mesmo.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A Felicidade Conjugal / O Diabo

Similares

(3) ver mais
A Morte de Ivan Ilitch
Senhor e servo & outras histórias
Кавказский пленик. Хаджи-Мурат

Resenhas para A Felicidade Conjugal / O Diabo (9)

ver mais
on 14/8/10


Excelente! Primeiro Tolstói que li, e me surpreendi bastante, superou minhas expectativas. O livro te prende completamente, há muito tempo que eu não tinha uma leitura tão prazerosa. Recomendo.... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam4
Avaliações 4.0 / 353
5
ranking 30
30%
4
ranking 43
43%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Alexander Rossatto
editou em:
12/08/2019 13:38:25