A feminilidade bíblica e a esposa de Lutero

A feminilidade bíblica e a esposa de Lutero Valdecélia Martins


Compartilhe


A feminilidade bíblica e a esposa de Lutero





É no­tó­rio que a Re­for­ma Pro­tes­tan­te está li­ga­da ao nome de Mar­ti­nho Lu­te­ro de for­ma in­se­pa­rá­vel, no en­tan­to, há mui­tas vo­zes por trás da voz de Mar­ti­nho Lu­te­ro que se er­gueu em 31 de ou­tu­bro de 1517. Cer­ta­men­te ele não es­te­ve so­zi­nho. Mui­tos que vi­ve­ram an­tes dele e tam­bém seus con­tem­porâ­ne­os er­gue­ram suas vo­zes em pro­tes­to à cor­rup­ção da igre­ja, e pode-se di­zer que o eco des­sas vo­zes se uni­ra na co­ra­gem as­su­mi­da por Lu­te­ro quan­do se opôs con­tra in­ú­me­ras atro­ci­da­des que a igre­ja co­me­tia em sua épo­ca. Vá­ri­os se­gui­do­res apoi­a­ram Lu­te­ro: ho­mens de va­lor e co­ra­gem, como seu ami­go Phi­lipp Me­lan­ch­thon e mui­tos ou­tros. Mas Lu­te­ro não con­tou ape­nas com a con­tri­bui­ção de ho­mens; hou­ve tam­bém mui­tas mu­lhe­res que in­ves­ti­ram suas vi­das para que a Re­for­ma se tor­nas­se re­a­li­da­de. Mu­lhe­res sol­tei­ras, ca­sa­das, ri­cas, po­bres, ple­bei­as e no­bres; mu­lhe­res que ti­nham nome na so­ci­e­da­de e tam­bém as que per­ma­ne­cem no ano­ni­ma­to até hoje. Mas, em es­pe­ci­al, den­tre tan­tas, po­de­mos ci­tar uma fi­gu­ra im­pres­cin­dí­vel à Re­for­ma, que foi mais que a es­po­sa de Lu­te­ro, ela foi Ca­ta­ri­na Von Bora, a “es­tre­la da ma­nhã de Wit­ten­berg”, como foi cha­ma­da por seu es­po­so.
O ob­je­ti­vo de co­nhe­cer­mos a his­tó­ria des­sa mu­lher é, além de dar nome a ela como co­o­pe­ra­do­ra da ex­pan­são da Re­for­ma, tam­bém per­ce­ber em sua his­tó­ria de vida aqui­lo que pode ins­pi­rar-nos como exem­plo de vida cris­tã a ser se­gui­do.
Que Deus nos aju­de!

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
A feminilidade bíblica e a esposa de Lutero

Similares

(1) ver mais
O Sentido Último da Verdadeira Feminilidade

Resenhas para A feminilidade bíblica e a esposa de Lutero (2)

ver mais
A auxiliadora oculta.
on 29/11/17


O legado da esposa do pai da Reforma Protestante; Catarina Von Bora, uma mulher de fé, que esteve ao lado como coadjuvante em um evento histórico deixando seu legado de auxiliadora, encorajando Lutero nos momentos difíceis. Em certa ocasião depressiva ela apareceu vestindo-se de preto, como um luto, ao vê-la vestida daquela maneira, Lutero quis saber quem havia morrido, ela, apressadamente respondeu: ?Deus. Deus morreu!?. Tentando recuperar-se do susto, respondeu-lhe Lutero: ?Mas, Deus... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 16
5
ranking 38
38%
4
ranking 44
44%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

32%

68%

Angélica Pina
cadastrou em:
16/10/2017 10:35:39