A Filha do Inca

A Filha do Inca Menotti Del Picchia


Compartilhe


A Filha do Inca (Coleção Saraiva #14)


A República 3000




A Filha do Inca -- Coleção Saraiva, Vol. 14 '--' Menotti Del Picchia não foi apenas o famoso poeta, autor de Juca Mulato, As Máscaras, etc., mas também um escritor de talento, além de um intelectual atuante e comprometido com o tempo em que viveu.

Em meados dos anos 40, Menotti Del Picchia publicou um livro de aventuras, "República 3000", que talvez seja um dos primeiros livros de ficção científica escritos por um autor brasileiro. Em agosto de 1949, o livro foi republicado na Coleção Saraiva, da editora do mesmo nome, com uma tiragem de 40.000 exemplares! O título do livro foi, então, mudado para "A filha do Inca", definido no subtítulo como 'Romance Fantástico'.

Precedeu a primeira página do texto a seguinte Nota dos Editores: “A ‘Filha do Inca’ é a ‘República 3000’. A mudança do título deste movimentado e surpreendente romance, imaginosa antevisão do futuro conduzida ao campo de uma realidade tão natural que impressiona, foi-nos determinada pelo autor. Seu primeiro título, ‘República 3000’, poderia originar confusões, tomando-o o público como um livro político. Se bem que um curioso pensamento interior o anime, seu grande êxito residiu no interesse crescente que sua leitura desperta, porque ele é todo aventura, ação, surpresa, novidade. O progresso técnico universal é aqui, segundo um crítico francês, ‘évoqué plus nettement que ne l’avaient fait avant lui les romanciers du merveilleux scientifique’.

O sucesso da primeira edição deste livro foi tal que a mesma se esgotou em curto prazo. Seu êxito no exterior não menos auspicioso: na França teve a honra de provocar uma comunicação à ‘Société d’Etudes Atlantiques’ e está traduzido para o francês pelo notável escritor Manoel Gahis”.
====
http://revistas.ufpr.br/campos/article/download/18580/13027
[Ensaio Bibliográfico] A Filha do Inca: A ficção científica de Menotti Del Picchia / Roque de Barros Laraia (UnB).
====
https://capasdelivrosbrasil.blogspot.com.br/2015/07/capas-dos-livros-da-colecao-saraiva-da.html?m=1
http://listasdelivros.blogspot.com.br/2013/12/colecao-saraiva-editora-saraiva-1948.html

Aventura / Drama / Fantasia / Ficção / Ficção científica / Literatura Brasileira / Romance / Suspense e Mistério / Comunicação / Entretenimento / Fábula / Geografia / História do Brasil / História Geral / HQ, comics, mangá / Infantojuvenil / Jovem adulto / Política / Turismo e Viagens

Edições (3)

ver mais
A Filha do Inca (Clássicos Ilustrados Ebal)
A Filha do Inca
A Filha do Inca

Similares

(42) ver mais
A República 3000
A Amazônia Misteriosa
Ficção Científica Brasileira
Imaginários

Resenhas para A Filha do Inca (1)

ver mais
Os monstros
on 6/6/15


A história começa com uma expedição do exército brasileiro na Floresta Amazônica, após algumas aventuras, somente dois homens sobrevivem, e o contexto muda totalmente, pois eles acabam descobrindo uma cidade oculta, muito desenvolvida. Nessa cidade, a República 3000, os habitantes são uma mistura de humano + máquina. A obra é bem complexa, e cheia de elementos bem BR. Mas há uma mensagem principal. De forma brilhante, o autor nos mostra o quanto uma cultura diferente pode nos parec... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 16
5
ranking 19
19%
4
ranking 38
38%
3
ranking 44
44%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Cláudio Pacheco
cadastrou em:
06/02/2010 00:33:43
orffeus
editou em:
18/01/2018 02:13:22