A filosofia da revelação

A filosofia da revelação Herman Bavinck


Compartilhe


A filosofia da revelação





Há muitos séculos filósofos e teólogos tentam responder a essa questão, e sua retórica acentuou-se muito com o surgimento do liberalismo teológico no século XIX. Herman Bavinck oferece uma perspectiva reformada sobre a revelação divina em A filosofia da revelação, que incorpora o conteúdo das Palestras Stone proferidas no Seminário Teológico de Princeton no ano acadêmico de 1908-1909. As palestras foram publicadas sob a direção de Geerhardus Vos e Benjamin B. Warfield e influenciaram profundamente o entendimento reformado da revelação divina no século XX.

Bavinck avalia a revelação divina à luz de várias escolas de pensamento filosófico de seus dias e ainda influentes entre nós — como o naturalismo, pragmatismo e niilismo. Ele defende a credibilidade do teísmo e o caráter sustentável da revelação divina contra essas tendências filosóficas, mesmo antes de a influência dos gigantes intelectuais do século XIX ter começado a diminuir: o naturalismo de Charles Darwin, o pragmatismo de William James, e o niilismo de Friedrich Nietzsche. A experiência de Bavinck com o liberalismo no período estudantil na Universidade de Leiden também o tornou bem equipado para atacar o ceticismo a respeito da revelação divina, do mistério e dos eventos sobrenaturais.

Em A filosofia da revelação, Bavinck mostra que a religião, em geral, e o cristianismo, em particular, permitem que os indivíduos conheçam certas verdades por meio do fenômeno da revelação. A obra clássica de Bavinck constitui uma adição importante às bibliotecas de filósofos, pastores e teólogos — em especial de teólogos reformados.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
A filosofia da revelação

Similares

(32) ver mais
A Visão Federal e os Padrões de Westminster
Cristãos em Babel
Culto Familiar
Teologia Sistemática

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

......
cadastrou em:
06/06/2016 09:19:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR