A Física e o Meio Ambiente

A Física e o Meio Ambiente Adílio Jorge Marques...

A Física e o Meio Ambiente

Nunca se falou tanto sobre questões ambientais como nos dias atuais. Abrimos os jornais, ligamos o rádio ou apertamos o controle da TV e lá está o assunto que não se cala. Aquecimento global, efeito estufa, degelo, aumento do nível dos oceanos, e todos se perguntam por que tudo isto está acontecendo, o que nos espera, qual será o futuro do nosso planeta?
Para entendermos um pouco sobre o meio ambiente é necessário sabermos que o mesmo é regido por princípios e leis que não se modificam a revelia do homem, e que são válidas em qualquer lugar do planeta e do universo.
Nesta obra descrevemos os conceitos de Física que mais influenciam diretamente o meio ambiente ao nosso redor. Assuntos como temperatura, calor, radiação eletromagnética, entre outros, são aqui tratados de forma a não exigir do leitor um conhecimento prévio de Matemática ou Física. Não quisemos, contudo, ignorá-los ou negligenciá-los, pois os anexos poderão auxiliar aqueles que buscarem ou necessitarem de um maior estudo em cálculos.
Compreender o meio ambiente sem entender alguns conceitos essenciais faz com que muitos se tornem vítimas dos especuladores das catástrofes ambientais pré-anunciadas.

A Física e o Meio Ambiente

Resenhas para A Física e o Meio Ambiente (1)

O que a natureza nos ensina?
on 18/9/10