A Fome Vermelha

A Fome Vermelha Anne Applebaum


Compartilhe


A Fome Vermelha


A Guerra de Stalin na Ucrânia




O horror de um período em que homens e mulheres se animalizaram para sobreviver a um mal sem precedentes. Em 1929, Stálin lançou uma política de coletivização da agricultura que expulsou milhões de camponeses de suas terras e os levou a fazendas coletivas. O resultado foi a mais letal fome na história da Europa, conhecida como Holodomor.

Pelo menos 5 milhões de pessoas morreram entre 1931 e 1933 na União Soviética. A região da Ucrânia foi a mais afetada, com mais de 3 milhões de mortos, mas não em decorrência de condições climáticas adversas ou como resultado acidental de uma política catastrófica: o Estado soviético fez uso daquela barbárie para se livrar de um problema político e, em vez de enviar auxílio, trabalhou deliberadamente para exterminar a população Ucraniana, fechando as fronteiras da República e confiscando toda a comida disponível.

Se o estudo da fome de 1933 ajuda a entender a Ucrânia dos dias de hoje, ele também oferece orientação para algumas das atitudes da Rússia contemporânea, muitas das quais seguem padrões antigos. Desde a época da Revolução Russa, os bolcheviques sabiam que eram minoria na Ucrânia. Para subjugar a maioria, eles se valeram não só da extrema violência, como também de virulentas formas de propaganda raivosa.

A Holodomor, extermínio pela fome, foi precedida por uma década do que podemos agora qualificar como discurso de ódio polarizador, um linguajar que designava alguns como leais cidadãos soviéticos e outros como inimigos kulaks, uma classe supostamente privilegiada que precisava ser destruída, de modo a abrir caminho para a revolução do povo.

Essa absurda linguagem ideológica justificou justificou o comportamento de homens e mulheres que promoveram a fome, pessoas que confiscaram alimentos de famílias famintas, policiais que prenderam e assassinaram concidadãos. Ela também lhes propiciou um deturpado senso de justificativa moral e política.

Poucos dos que organizaram a fome se sentiram culpados por isso: eles foram convencidos de que os camponeses que morriam eram inimigos do povo, criminosos perigosos que precisavam ser eliminados em nome do progresso.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
A Fome Vermelha

Similares

(8) ver mais
Cortina de Ferro
Gulag
A Tragédia de Um Povo
Gulag

Resenhas para A Fome Vermelha (2)

ver mais
Genocidio Ucraniano
on 1/6/20


Holodomor ( extermínio pela fome) é o termo usado para definir o genocídio de milhões de Ucranianos entre 1931 - 1933. Anne Applebaum, com uma narrativa que lhe é peculiar, trás à luz uma história que por muitos anos foi ocultada ( e negada) pela URSS entre 1933 - 1991. A narrativa é fundamentada em documentos que só foi possível aos historiadores, jornalistas e pesquisadores explorá-los (e divulgá-los) após a independêcia da Ucrânia e o desmoronamento da URSS em 1991. Com dificuldad... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 12
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
30/10/2019 11:02:24
Allysson Falcon
editou em:
23/02/2020 10:56:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR