A Grande Depressão Americana

A Grande Depressão Americana Murray N. Rothbard


Compartilhe


A Grande Depressão Americana





O colapso de Wall Street em 1929 e a Grande Depressão que se seguiu estão entre os mais importantes acontecimentos do século XX. Ao minar a confiança na eficácia do mercado e do sistema capitalista, ajudaram a explicar por que o comunismo soviético, sistema ineficiente e assassino, sobreviveu por tanto tempo.

Por meio século, a explicação convencional e ortodoxa, dada por John Maynard Keynes e seus seguidores, era que o capitalismo era incapaz de salvar-se a si próprio, e que o governo não fez o suficiente para salvar um sistema de mercado intelectualmente falido das consequências de seus próprios disparates.

Rothbard produziu sua própria explicação, que virou ao avesso a explicação convencional. Ele defendia que a gravidade do crash de Wall Street não se devia à liberdade irrestrita de um sistema capitalista selvagem, mas à insistência do governo em manter artificialmente o boom, injetando crédito inflacionário.

Seu livro é um tour de force intelectual.

Edições (1)

ver mais
A Grande Depressão Americana

Similares


Resenhas para A Grande Depressão Americana (3)

ver mais
Interessante
on 15/7/14


O livro conta diversos fatos para comprovar que a crise de 1929 não foi culpa do Liberalismo/Livre Mercado. Para mim que sou leigo a leitura foi bem difícil, tive que parar por diversos momentos para contextualização. Pretendo ler novamente depois de ter mais embasamento. Abaixo um link com um artigo que pode ser util para quem pretende ler o livro. http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/historia/a-crise-de-29-culpa-do-livre-mercado-ou-do-governo/ ... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 40
5
ranking 63
63%
4
ranking 33
33%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

Eduardo
cadastrou em:
28/11/2012 14:37:01