A Grande Mortandade

A Grande Mortandade John Kelly


Compartilhe


A Grande Mortandade


Uma História Íntima da Peste Negra




O pior desastre natural da história da Europa, aquilo que chamamos de Peste Negra, e que a geração que a vivenciou chamara de A Grande Mortandade. A peste medieval, no entanto, foi mais do que apenas uma catástrofe européia. Dos movimentados portos do Mar da China às vilas pesqueiras da costa da Groenlândia, praticamente não houve região da Eurásia que tenha escapado à ira da pestilência medieval. Juntamente com as pessoas, morreram cães, gatos, galinhas, carneiros, bois, vacas e camelos.

A Grande Mortandade é a instigante narrativa de John Kelly sobre a peste medieval, partindo de suas origens nas desoladas estepes da Ásia Central varridas pelo vento até sua jornada pelas populosas cidades da Europa. Esta obra sem precedentes traça um painel fulgurante do que parecia ser, por volta de 1348 e 1349, o fim do mundo: corpos empilhados aos montes em valas comuns, carroças de coleta serpenteando pelas ruas no início da manhã para recolher os mortos, grupos de pessoas desesperadas agachadas em torno de latrinas e esgotos, inalando vapores tóxicos na esperança de se imunizar contra a peste, crianças abandonando seus pais contaminados, e pais, a seus filhos.

Conhecida também como Peste Bubônica, ela dizimou cerca de 50 milhões de pessoas, ou seja, um terço da população europeia. Em algumas cidades, a taxa de mortalidade foi quase 100%. Um livro tocante sobre um dos episódios em que a humanidade esteve mais ameaçada de extinção. De acordo com Kelly, somente a Segunda Guerra Mundial causou um impacto maior de destruição, sofrimento e morte na Humanidade.

O livro também examina novas teorias sobre a causa da pandemia e avalia por que alguns cientistas e historiadores acreditam que a Peste Negra foi um surto não de peste bubônica, mas de outra doença contagiosa — talvez o antrax ou uma doença parecida com o ebola. Por meio de uma análise científica metódica e moderna, além de uma evocativa descrição da Medicina, da superstição e do fanatismo medievais, A Grande Mortandade alcança um ar de proximidade, autenticidade e intimidade nunca visto na literatura a respeito da peste.

História / Medicina e Saúde

Edições (1)

ver mais
A Grande Mortandade

Similares

(60) ver mais
Pedro, Paulo e Maria Madalena
Creta
Fogo Persa
Uma Guerra Sem Igual

Resenhas para A Grande Mortandade (8)

ver mais
UM REFLEXO DO PASSADO CAUSANDO UM ECO NAS ATITUDES DO PRESENTE...
on 24/7/23


Rico em material de pesquisa histórica sobre a Peste Negra, que dizimou 1/3 da população na Idade Média. Esse livro discute sobre aspectos econômicos e políticos da época em paralelo com o dia dia das pessoas. A Grande Mortandade é uma narrativa extremamente rica de detalhes realístico da doença, a peste bubônica conhecida como a Peste Negra foi narrada com tanta imersão de informações, que nós traz a sensação de reviver o período pelas palavras do autor. Todo o cuidado de explicar a... leia mais

Estatísticas

Desejam88
Trocam2
Avaliações 4.1 / 54
5
ranking 31
31%
4
ranking 57
57%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Vivi
cadastrou em:
11/04/2011 09:13:29
Allysson Falcon
editou em:
11/11/2020 20:11:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR