A Gravidade e a Graça

A Gravidade e a Graça Simone Weil


Compartilhe


A Gravidade e a Graça





Os textos nus e simples de Simone Weil reunidos nesta coletânea de pensamentos traduzem uma experiência interior de uma autenticidade e uma exigência incomuns, que o leitor atento saberá reconhecer.



Ao criticar toda a ilusão, a filósofa mostra a inconsistência e periculosidade dos mitos com que o homem disfarça e aliena a humanidade: a fé em instituições idolatradas como se fossem eternas e absolutas, a esperança no futuro e a complacência nas ficções produzidas pelo mecanismo consolador da imaginação.



A leitura de “A Gravidade e a Graça” de Simone Weil (1909-1943) é o mergulho intenso numa reflexão que permite assinalar com conhecimento de causa o centenário do nascimento de uma das personalidades mais ricas do século XX. E só esta invocação poderá ser fiel à existência de uma mulher que se colocou no epicentro das grandes angústias e incertezas de um século em que muitas esperanças se tornaram tragédias e em que muitos dramas puderam abrir novos horizontes de humanidade. George Steiner disse, aliás, que “entre os grandes espíritos femininos de todo o mundo, o de Weil impressiona-nos por ser aquele que é mais evidentemente filosófico, aquele que está familiarizado com a ‘luz da montanha’ da abstração especulativa”.


Edições (6)

ver mais
A Gravidade e A Graça
O peso e a graça
A Gravidade e a Graça
A Gravidade e a Graça

Similares

(3) ver mais
À porta do farol faz escuro
Mulheres de palavra
Espera de Deus

Estatísticas

Desejam57
Trocam1
Avaliações 4.3 / 24
5
ranking 58
58%
4
ranking 17
17%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

34%

66%

edsonbsb
cadastrou em:
29/04/2010 10:56:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR