A História da Escravidão

A História da Escravidão Olivier Pétré-Grenouilleau


Compartilhe


A História da Escravidão





Em A história da escravidão, o autor francês Olivier Pétré-Grenouilleau analisa não só a organização produtiva desse sistema, mas as raízes deixadas pela escravidão na maneira da humanidade conceber e interagir com o mundo.

A obra busca responder a três questões que podem parecer simples, mas delineiam uma investigação sobre a história da humanidade a partir das marcas deixadas por tal sistema: o que é realmente escravidão? Por que "apareceu" e como evoluiu? Como, afinal, conseguimos aboli-la por toda parte, ao menos oficialmente, embora muitas vezes ela ainda resista de forma clandestina? Com um texto acessível e didático, o autor resgata as origens da escravidão e seus desdobramentos ao longo da história para mostrar o desafio colocado nos dias atuais por alguns de seus legados, como o racismo e as segregações.

Nas palavras de Beluce Bellucci, que assina a orelha da obra, "relação social tão antiga como moderna, a escravidão é tão fácil de entender como difícil de conceituar. O tema é estudado por intelectuais brasileiros como Gilberto Freyre, Manolo Florentino, Alberto da Costa e Silva, Jacob Gorender, entre outros, com diferentes pontos de vista e escopos. A história da escravidão, de Olivier Pétré-Grenouilleau, imprime atualidade ao debate teórico e à exigência da prática política, social e cultural brasileira".

A história da escravidão, publicado no âmbito do Ano da França no Brasil, contou com o apoio do Ministério francês das Relações Exteriores e Europeias.

História

Edições (1)

ver mais
A História da Escravidão

Similares

(4) ver mais
Escravidão de Índios e Negros no Brasil
Rastros de resistência
O Filho Daquela Que Mais Brilha
Uma ecologia decolonial

Resenhas para A História da Escravidão (2)

ver mais
Importante leitura..
on 19/1/21


Apesar de breve, traz muitas questões importantes pra somar aos conhecimentos necessários sobre o tema da escravidão. Ele inicia sua abordagem mostrando como a escravidão, apesar de ser uma relação social antiga, ela também se faz moderna. Problematiza a definição da escravidão apenas como modelo de produção econômica, trazendo para o debate a escravidão como mentalidade, como forma de conceber e pensar o mundo. E também traz questões teóricas importantes, como as implicações em recorr... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam1
Avaliações 4.0 / 21
5
ranking 32
32%
4
ranking 55
55%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Yuri
cadastrou em:
28/06/2010 12:53:33
marcooscaioo
editou em:
18/10/2022 01:44:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR