A História da humanidade contada pelos vírus

A História da humanidade contada pelos vírus Stefan Cunha Ujavari




A História da humanidade contada pelos vírus





Malária, sífilis, tuberculose, ebola, gripe, aids, sarampo e outros males que atacam a humanidade revelam muito mais da nossa história do que imaginamos. Os passos do homem ao longo das épocas, pelos continentes, o início da utilização de vestimentas, a convivência com diversos animais, o encontro com outros seres humanos: tudo isso pode ser desvendado agora com o estudo microscópico de vírus, bactérias e parasitas que cruzaram - e cruzam - o nosso caminho. Esses pequenos seres têm sido protagonistas centrais e narradores, não meros coadjuvantes, do processo histórico.
Por meio do dna dos microrganismos, podemos saber quando e como as epidemias atuais se iniciaram e de que forma elas condicionaram a existência humana, dizimando populações, estimulando conflitos, infectando combatentes, promovendo êxodos, propiciando miscigenação, fortalecendo ou enfraquecendo povos.
Este livro, escrito por um brilhante médico infectologista brasileiro, em estilo agradável e de fácil leitura, traz a genética definitivamente para a área das ciências do homem.

Edições (1)

ver mais
A História da humanidade contada pelos vírus

Similares

(1) ver mais
Pandemias

Resenhas para A História da humanidade contada pelos vírus (1)

ver mais
Conhecimento
on 11/6/16


Da onde vêm os vírus? Como e por que eles surgiram?Será que o homem contribuiu para sua chegada?Ou será que o homem apenas despertou-os, enquanto eles se escondiam? Tudo isso nos mostra o autor, um infectologista brasileiro. Um livro para analisar e ver as atrocidades humanas, do que o homem é capaz, e podemos ver que de certa forma os vírus contribuíram para novas descobertas, novas vacinas e curas. Vírus, palavra pequena e forte, algo tão pequeno, tão potente, inalcançável pelas mãos... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 17
17%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

25%

75%

J.H. Karamazov
cadastrou em:
17/07/2012 00:38:44