A História das Constituições Brasileiras

A História das Constituições Brasileiras Marco Antonio Villa


Compartilhe


A História das Constituições Brasileiras


200 Anos de Luta Contra o Arbítrio




"Um Livro Polêmico para Quem Quer Entender o Brasil e Sua Forma de Fazer Política"

Neste livro, Villa oferece ao leitor uma análise de cada constituição que o país já teve e do pano de fundo que a gerou. Em sete capítulos acompanhamos os embates políticos, os conflitos com o governo, os costumes reinantes na época. As emendas constitucionais do longo período da ditadura também são examinadas. O quadro se completa com um capítulo dedicado ao Supremo Tribunal Federal e seu papel na república.

O historiador Marco Antonio Villa nos leva a um passeio pela história, onde desfilam figuras notórias e nem sempre tão ilustres. Fala das revoltas, do voto feminino, da chegada de levas de imigrantes e outros assuntos que sempre provocavam discussões. Como bem observa Marco Antonio Villa, "não é exagero afirmar que os últimos 200 anos da nossa história têm como ponto central a luta do cidadão contra o Estado arbitrário. E, na maioria das vezes, o Estado ganhou de goleada."

Edições (1)

ver mais
A História das Constituições Brasileiras

Similares

(17) ver mais
Década Perdida
Collor Presidente
Um País Partido
Os Caminhos para a Modernidade

Resenhas para A História das Constituições Brasileiras (12)

ver mais
Não é um livro de Constitucional, é um livro de análise histórica
on 9/7/12


Como apontado na apresentação do próprio Marco Antonio Villa, não é somente mais um livro de Constitucional, é um livro crítico cuja análise recai sobre a história com pontos marcados: as Constituições brasileiras. Cada capítulo corresponde a uma Constituição brasileira, reservando-se um último ao Supremo Tribunal Federal - guardião das Constituições. A linguagem é objetiva e fácil, de modo que Villa pretende alcançar o máximo de leitores possíveis. Suas constatações são interessante... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 3.8 / 124
5
ranking 27
27%
4
ranking 39
39%
3
ranking 28
28%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

63%

37%

Ingrid
cadastrou em:
13/11/2011 02:56:59