A História de Biafra

A História de Biafra Frederick Forsyth


Compartilhe


A História de Biafra


O Nascimento de um Mito Africano




"Nada pode nem jamais poderá atenuar a injustiça e a brutalidade perpetradas contra o povo biafrense, nada pode nem jamais poderá atenuar a indignidade da participação ativa, embora indireta, de um governo britânico..."

"Os vitoriosos escrevem a história e os biafrenses perdem. A conveniência muda as opiniões... e a recordação de Biafra e do que lá se perpetrou permanecem inconvenientes para muita gente."

A guerra civil nigeriana no final da década de 1960 foi uma das primeiras ocasiões quando consciências ocidentais foram despertadas e profundamente ofendidas pelo nível do sofrimento e da escala de atrocidade sendo jogados para fora do continente africano. Isto foi graças não só aos avanços em tecnologia de comunicação, mas a coragem e a habilidade jornalística dos correspondentes, tais como Frederick Forsyth, que já tinha ganhado uma reputação invejável pela sua tenacidade e precisão, trabalhando para a Reuters e BBC.

Em A História de Biafra, seu primeiro livro, o autor tomou uma postura fortemente biafrense, revelando a profundidade do envolvimento ativo do governo britânico, que muitos até agora prefeririam que permanecesse em segredo.

Genocídio não é uma palavra bonita, mas não há nenhuma outra maneira de descrever o tratamento do General Gowon para com o povo de Biafra, facilitado por um suprimento de armas britânicas e conselhos. Que Forsyth teve a coragem de assumir o estabelecimento não foi surpresa nenhuma para os que o conheciam então. Ainda é relevante esta obra em termos das lições que oferece, muitos das quais, trágicas, é também significativa.
Frederick Forsyth em sua carreira literária de enorme sucesso, teve como material de fundo para Cães de Guerra exatamente seu testemunho in loco do que ocorreu em Biafra. A combinação de acontecimentos dramáticos e chocantes às exposições faz A História de Biafra tanto gerar a percepção do estilo franco e perspicaz do autor como obriga uma leitura do Hoje e a realidade presente no Mundo, exatamente como quando o livro foi escrito primeiro.

Crime / História / História Geral / Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A História de Biafra

Similares

(11) ver mais
Cães de Guerra
As Flores de Ruanda
Liberia
The Women

Resenhas para A História de Biafra (1)

ver mais
triste história real
on 10/6/09


Sabe a batida frase, se amassar pinga sangue? Usada geralmente para os jornais com mensagens sensacionalistas das páginas com notícias criminosas? Aqui, o livro tem este teor. Pinga sangue, verte sangue, a cada página lida. Poderia ser um livro todinho em branco e vermelho. Pois, mais sangrento, mais cruel, impossível. Como acompanhei, em tempo real, muito pequena, ao que o livro relata, numas poucas cenas televisionadas, relembrei agora, delas, mais madura, a tal campanha pelo mundo q... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 3.4 / 28
5
ranking 21
21%
4
ranking 29
29%
3
ranking 25
25%
2
ranking 18
18%
1
ranking 7
7%

57%

43%

Ratcov
cadastrou em:
10/06/2009 14:12:28
CrisVieira~
editou em:
01/03/2018 16:45:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR