A história perdida de Eva Braun

A história perdida de Eva Braun Angela Lambert


Compartilhe


A história perdida de Eva Braun





"A História Perdida de Eva Braun" é a extensa biografia da mulher que esteve ao lado de Hitler por quase toda sua trajetória política, dos inícios tumultuados na Munique dos anos 1920 até o final sangrento numa Berlim apocalíptica – e que, no entanto, permanece até hoje desconhecida.
A história dessa mulher nascida na ordeira Baviera em uma família de classe média (que o futuro ditador alemão conheceria atrás do balcão da loja de seu fotógrafo oficial), não poderia ser objeto de uma biografia convencional. Pois acompanhar a vida de Eva Braun é acompanhar sua transição de estudante em Munique a amante do líder nazista em ascensão, e, a seguir, do chanceler do III Reich. O resultado é uma biografia no plural.
Pois o livro realiza, então, a difícil tarefa de traçar três biografias cruzadas (o título da segunda parte é exemplar: “De Adolf a Füher, de colegial a amante”): a de Eva Braun, mas também a de Hitler (o capítulo 5, por exemplo, apresenta de modo tão sintético quanto consistente a infância do ditador), e, por fim, a da própria Alemanha hitlerista, incluindo a gênese do Partido Nazista.
O livro não pretende reescrever a história, demonstrando que a amante e esposa de última hora tenha tido qualquer papel ativo nos eventos terríveis de que foi testemunha (aliás desinteressada): o caos político da República de Weimar, a ascensão do nazismo, a instalação da ditadura hitlerista, a Segunda Guerra, o Holocausto. Porém, ao acompanhar a trajetória incomum de uma mulher comum, faz emergir uma personagem tridimensional, longe do estereótipo da pequena e alegre nazista. E que é, ao mesmo tempo, representativa da Alemanha da primeira metade do século XX. Na verdade, é toda a Alemanha da época, dos costumes à política, que emerge com ela destas páginas, principalmente nos primeiros capítulos (assim, ao descrever passagens familiares da infância de Eva Braun e sua árvore genealógica, a autora detém-se em verdadeiras micro-biografias de seus parentes mais próximos, com isto compondo um quadro da vida alemã e de sua história).

Biografia, Autobiografia, Memórias / História Geral / Literatura Estrangeira / Política / Psicologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A história perdida de Eva Braun

Similares

(20) ver mais
Metropolis
Berlim no tempo de Hitler
Hitler
O Bunker de Hitler

Resenhas para A história perdida de Eva Braun (2)

ver mais
Uma imagem pessoal além das aparências.
on 7/8/22


É descrita uma imagem da Eva Braun bem diferente do que a História propagava. Segundo a autora, Eva possuía uma personalidade rebelde, ousada, geniosa e obcecada por Hitler. É difícil imaginar uma mulher com este perfil mantendo um relacionamento de anos com Hitler. Mais difícil ainda é imaginar que uma pessoa pudesse viver alheia em relação a todos os atos e atrocidades dele como líder. A história dela sempre me intrigou, por isso que decidi por ler um livro que tivesse o maior númer... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 4.1 / 107
5
ranking 46
46%
4
ranking 33
33%
3
ranking 16
16%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

21%

79%

Betty
cadastrou em:
08/01/2009 13:26:01
Dover0
editou em:
03/11/2016 05:11:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR