A ilusão especular

A ilusão especular Arlindo Machado


Compartilhe


A ilusão especular


Uma teoria da fotografia




Reedição desta obra de Arlindo Machado, que já se tornou um clássico e uma referência na teoria da história da fotografia.

O autor explicita de forma contundente os diversos meandros da fotografia em sua tentativa de se manter como fiel representação da realidade e, consequentemente, na manutenção da perspectiva central como uma representação realista e desprovida de qualquer ideologia intrínseca. A partir daí, analisa imagens que obtiveram êxito em se desprender dessas armadilhas, denunciando o próprio mecanismo de ação do chamado “efeito especular”.

Segundo o autor, “a fotografia é um ‘texto’ como outro qualquer, que se constrói através de uma articulação simples ou sofisticada de seus elementos expressivos. Não há nem mais nem menos ‘manipulação’ numa foto (e, por extensão, num documentário, numa imagem de telejornal) do que num texto jornalístico, numa pesquisa de sociologia ou num tratado de filosofia. Isso não quer dizer que não exista uma ‘verdade’, um ‘fato’ do qual buscamos nos aproximar, seja fotografando, seja verbalizando, mas essa aproximação só pode ser uma construção, necessariamente coletiva, que se dá através de um amplo processo de negociação entre os sujeitos sociais”.

Artes / Comunicação

Edições (1)

ver mais
A ilusão especular

Similares

(14) ver mais
A Fotografia
O Ato Fotográfico
8X Fotografia
O beijo de Judas

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 4.2 / 8
5
ranking 38
38%
4
ranking 50
50%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Suelen
cadastrou em:
05/12/2015 12:50:05