A Impossível Teodicéia

A Impossível Teodicéia Juan Antonio Estrada


Compartilhe


A Impossível Teodicéia (Espaço Filosófico)


A crise da fé em Deus e o problema do mal




Trata-se de um ensaio filosófico-teológico em que o autor espanhol, formado na Áustria e na Itália, aborda corajosamente o problema do mal, procurando mostrar que, apesar das muitas pistas de solução tentadas pelas filosofias e religiões, o problema permanece inteiro e só encontra alguma possibilidade de ser absorvido quando nos colocamos na perspectiva cristã da cruz, que oferece um horizonte positivo e transcendente a toda espécie de mal, metafísico, físico e moral.
Depois de uma introdução em que se desdobra a amplidão do problema, analisam-se as diversas soluções propostas no decorrer da história, que levam ao inevitável fracasso, mesmo quando sustentadas pelo sentimento religioso da soberania e da justiça divinas. O ser humano sai diminuído e a negação de Deus reclama uma antropodiéia, uma defesa do homem não menos problemática tanto para a razão como para as religiões. O problema do mal não tem solução para a razão. Não seria este um traço da incompreensibilidade de Deus que somente o testemunho de Jesus e a fé cristã nos permitem admitir sem incoerência para a razão?
O último capítulo, o engajamento cristão na luta contra o mal é talvez a peça mais original e mais rica do ensaio, que mostra com rara felicidade a significação da cruz para todo ser humano que se interroga em profundidade sobre a questão do mal. "A cruz de Jesus, conclui o autor, cria um íntimo liame entre Deus e o mal. A versão cristã do enigma do mal é o silêncio de Deus na cruz".

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
A Impossível Teodicéia

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

73%

27%

Pedro Augusto Queiroz
cadastrou em:
19/08/2016 22:23:50