A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial

A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial Sonia A. Siqueira


Compartilhe


A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial


(Ensaios; 56)




A INQUISIÇÃO NO BRASIL

A inquisição visitou o Brasil. Procurou os que diziam blasfêmias, os bígamos, os maus padres, as más esposas, as bruxas, as feiticeiras, e os que teimavam em se comportar conforme os rituais judaicos na sua maneira de se vestir, de comer, de viver. Prendeu alguns, repreendeu outros, levou uns tantos as prisões de Lisboa. Não teve, no entanto, o vigor dos Tribunais da America Espanhola. Tampouco se transplantaram para a Colônia as estruturas metropolitanas. Mesmo Colônia, o Brasil não foi decalque de Portugal. Marcou, desde o século XVI, sua originalidade.

Esse é o tema de A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial. O Santo Oficio trazido de Portugal foi aceito no Brasil? Que buscou entre os colonos?Andou atrás dos judeus batizados que povoavam as nossas terras e mantinham a produção e o comércio de açúcar? Ou dos mamelucos que tentando ser brancos eram traídos pelo sangue materno e voltavam, depois de batizados, aos rituais indígenas?

Edições (1)

ver mais
A Inquisição Portuguesa e a Sociedade Colonial

Similares

(2) ver mais
Livro da Visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Estado do Grão Pará: 1763-1769
História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

César L. Gomes
cadastrou em:
02/11/2013 23:00:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR