Na percepção visual, quase nunca se vê a cor como ela realmente é - como ela é fisicamente. Isso faz com que a cor seja o meio mais relativo dentre os empregados pela arte. Para utilizar a cor de maneira eficaz, é preciso reconhecer que a cor sempre engana.
Tendo isso em vista, não se começa por um estudo dos sistemas de cores. Em primeiro lugar, é preciso aprender que uma mesma cor evoca inumeráveis leituras. Em vez de aplicar mecanicamente, ou simplesmente inferir as leis e regras da harmonia das cores, efeitos cromáticos distintos são produzidos - através do reconhecimento da interação da cor - ao fazer, por exemplo, com que duas cores muito diferentes pareçam iguais, ou quase iguais.
O livro A interação da cor é um registro de uma maneira experimental de estudar e ensinar a cor. Sua leitura produz um prazer pessoal ilimitado ao mesmo tempo que expande continuamente o modo como as cores são usadas e percebidas na arte, na arquitetura, na tecelagem, no projeto de interiores e na produção visual e gráfica para a mídia impressa em todos os níveis tecnológicos.