A invenção de Morel

A invenção de Morel Adolfo Bioy Casares


Compartilhe


A invenção de Morel





Um cidadão venezuelano se recolhe em uma ilha deserta para fugir de uma condenação legal. Entretanto, em pouco tempo o local se mostra povoado de figuras humanas distantes. Seriam turistas de férias ou fantasmas do museu abandonado encontrado pelo narrador?

Enquanto se alimenta de raízes de efeitos desconhecidos, o expatriado vê se apagar cada vez mais o contorno entre realidade e imaginação: o clima na ilha rompe as leis das estações e a moça que ao longe observa o pôr do sol aparece e some de repente. Além da estranha incomunicabilidade que os mantêm impassíveis diante das tentativas de contato, os turistas parecem repetir cenas como se estivessem presos a uma dimensão cinematográfica num universo projetado. Nesse ambiente inóspito, o exilado faz notas de suas impressões - depoimentos cuja reunião compõe A invenção de Morel.

Misto de literatura fantástica e trama psicológica, este breve romance elegeu Adolfo Bioy Casares à categoria de escritor cujo primeiro livro alcança mais repercussão do que todas as produções posteriores. Embora sua prosa completa seja de uma notabilidade incontestável, é A invenção de Morel a responsável por trazer cada vez mais leitores até a obra desse argentino - especialmente depois de ter servido de base para o histórico seriado Lost.

Amigo pessoal e parceiro de escrita de Jorge Luis Borges - para quem Morel não era nada menos que "uma trama perfeita" -, Bioy constrói aqui uma ficção dentro da ficção ao criar, no rodapé do texto, notas de um suposto editor, fazendo o leitor imaginar que este relato misterioso foi encontrado e publicado sem nenhuma interferência da mão inventiva de um romancista. Obra-prima da literatura latino-americana cuja potência o avanço do tempo só reforça, A invenção de Morel é sobretudo uma reflexão sobre as consequências da solidão e dos avanços tecnológicos na psicologia humana.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (7)

ver mais
A Invenção de Morel
A Invenção de Morel
A invenção de Morel
A Invenção de Morel

Similares

(36) ver mais
O Aleph
Ficções
O Jogo da Amarelinha
Histórias Fantásticas

Resenhas para A invenção de Morel (110)

ver mais
Estupefato
on 30/7/20


Não sou nenhum principiante em leitura e digo: este livro possui uma história e narração diferentes das que estou acostumado. Por isso, o adjetivo é este mesmo após terminar a leitura: estupefato. A trama parece simples: uma fugitivo da justiça se abriga em uma ilha inóspita, aparentemente desabitada. Porém eis que, do nada, pessoas passam a aparecer, como se já habitassem aquele lugar há muito tempo. Esse enigma a desvendar, e a forma como o autor o desenvolve, nos amarra de tal ma... leia mais

Vídeos A invenção de Morel (4)

ver mais
#64. A invenção Morel (Adolfo Bioy Casares) | UM LIVRO POR SEMANA #1 (2020) | Vandeir Freire

#64. A invenção Morel (Adolfo Bioy Casares) |

A INVENÇÃO DE MOREL, de Adolfo Bioy Casares - Resenha

A INVENÇÃO DE MOREL, de Adolfo Bioy Casares -

A Invenção de Morel | Portão Literário

A Invenção de Morel | Portão Literário

A invenção de Morel - Adolfo Bioy Casares | RESENHA

A invenção de Morel - Adolfo Bioy Casares | R


Estatísticas

Desejam450
Trocam3
Avaliações 4.0 / 1.467
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Dali
editou em:
25/02/2021 10:15:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR