A Invenção dos Direitos Humanos

A Invenção dos Direitos Humanos Lynn Hunt


Compartilhe


A Invenção dos Direitos Humanos


uma história




Ainda que sejam desrespeitados diariamente nos quatro cantos do mundo, os direitos humanos são tidos hoje como um valor indiscutível e universal. Mas, como mostra a historiadora norte-americana Lynn Hunt, eles não são um dado da natureza, nem uma graça divina e nem tampouco surgiram de repente na consciência dos homens.

Mobilizando uma impressionante e multidisciplinar quantidade de informações, a autora traça a tortuosa gênese da ideia e da prática dos direitos humanos, em especial na Europa e na América. Seu eixo de análise são três textos históricos fundamentais, incluídos aqui em apêndice: A Declaração da Independência dos Estados Unidos (1776), a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão surgida da Revolução Francesa (1789) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pelas Nações Unidas em 1948.

Edições (1)

ver mais
A Invenção dos Direitos Humanos

Similares

(21) ver mais
Política, Cultura e Classe na Revolução Francesa
Revolução Francesa
História da Vida Privada - volume 4
Revolução Francesa - Vol. 2

Resenhas para A Invenção dos Direitos Humanos (4)

ver mais
Instigante
on 5/9/11


"Os homens nascem e permanecem iguais em direitos". Tal afirmação encontra-se na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Os americanos, em 1776, também já haviam declarado a igualdade entre os homens. Através de uma narrativa brilhante, a autora nos conta "os bastidores" das declarações, os fatores que segundo sua interpretação ajudaram para a visão de que todos os homens tem direitos (e o que isso significava para as mulheres da época). Hunt mostra também que, infeli... leia mais

Estatísticas

Desejam76
Trocam1
Avaliações 4.3 / 90
5
ranking 47
47%
4
ranking 40
40%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

gajarda
cadastrou em:
21/07/2009 12:42:57