A ira de Deus

A ira de Deus Edward Paice


Compartilhe


A ira de Deus


O Grande Terramoto de Lisboa 1755




A Ira de Deus - Primeiro de novembro de 1755 era Dia de Todos os Santos, uma das datas mais importantes do calendário religioso. Em Lisboa, quarta maior cidade da Europa e opulenta metrópole do grande império português, o dia havia amanhecido quente e claro. Poucos minutos depois de nove e meia, um barulho terrível anunciou uma das mais devastadoras catástrofes que já atingiram uma grande cidade do Ocidente.

A duração de dez minutos do Grande Terremoto de Lisboa poucas vezes foi equiparada. O maior de seus três temores media entre 8,75 e 9 graus na escala Richter. Dois gigantescos tremores secundários se seguiram, assim como um imenso maremoto. A destruição se completou com um incêndio que ardeu durante uma semana, consumindo uma área maior do que o Grande Incêndio de Londres. A maior parte das vastas riquezas guardadas nos palácios, igrejas e armazéns de Lisboa se perdeu.

Entre 30 mil e 40 mil pessoas morreram em Lisboa, e mais 10 mil em outros lugares. Quando o maremoto invadiu Cádiz, o principal porto espanhol, demoliu a barreira de muros de 1,8 metro de altura que protegia a cidade e arremessou rochas de 10 toneladas a uma distância de 15 metros. No mesmo dia, chegou ao Caribe.

O impacto do terremoto no pensamento e na religião ocidentais foi imediato e imenso. Por toda a Europa, teólogos e filósofos lutaram para conciliar a imposição de tanto sofrimento e destruição a Lisboa com sua crença na existência de uma divindade benévola. Logo depois, Voltaire usou o desastre como fundamento de seu famoso ataque à filosofia hegemônica do “otimismo”. Tendo ocorrido às vésperas da Guerra dos Sete Anos, o primeiro conflito bélico global, o terremoto marcou o início de uma “era moderna” de modo aterrorizante e espetacular.

Valendo-se de fontes primárias, muitas das quais nunca haviam sido utilizadas antes, Edward Paice pinta um quadro vívido de uma cidade e de uma sociedade alteradas para sempre em poucos minutos. A ira de Deus é um relato emocionante de um escritor magistral sobre um desastre natural lembrado um século depois como “a mais temível catástrofe registrada pela história”.

Edições (2)

ver mais
A Ira de Deus
A ira de Deus

Similares

(8) ver mais
A vida quotidiana em Portugal ao tempo do Terramoto
O Último Dia do Mundo
A longa viagem da biblioteca dos reis
Vida privada e quotidiano no Brasil

Resenhas para A ira de Deus (9)

ver mais
O tema é interessantíssimo, mas infelizmente o livro não é bom
on 11/1/21


O livro é basicamente o relato de um inglês que estava em Lisboa no dia do terremoto e sobreviveu testemunhando toda a tragédia. O problema é que a linguagem é confusa, o texto é cansativo, difícil de prender a atenção. Além disso, achei a obra limitada porque se baseia, acho que exclusivamente, em um relato pessoal. Não tem uma pesquisa ampla, com diferentes fontes e informações que cruzadas possibilitam um quadro completo. Infelizmente não gostei e não recomendo. ... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 4.0 / 39
5
ranking 36
36%
4
ranking 38
38%
3
ranking 15
15%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

41%

59%

Hayanne Lins
cadastrou em:
06/05/2015 14:49:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR