A Lei da Guerra

A Lei da Guerra Michael Byers


Compartilhe


A Lei da Guerra


Direito Internacional e Conflito Armado




O direito internacional que regulamenta o emprego da força militar tem sido objeto recente de intenso debate público. Sob que condições é apropriado, ou necessário, para um país, usar a força mediante a impossibilidade das relações diplomáticas?

Michael Byers examina a história do conflito armado e o direito internacional por meio de uma série de estudos de casos desde o incidente do Caroline, em 1837, aos abusos de detentos iraquianos praticados pelas forças armadas norte-americanas. O autor explora as controvérsias legais que rondaram as intervenções de 1999 e 2001 em Kosovo e no Afeganistão e a guerra de 2003 no Iraque, além do desenvolvimento das leis humanitárias da batalha de Solferino até os dias de hoje e do papel dos tribunais de crimes de guerra e da Corte Criminal Internacional.

Este livro pretende proporcionar aos leitores que não são especialistas em direito um apanhado de fácil compreensão sobre as leis que governam o uso da força nas questões internacionais, a partir da análise de acontecimentos políticos recentes, especialmente a predominância militar dos Estados Unidos, no contexto da relação intrínseca entre a política global e o direito internacional.

"A Lei da Guerra" é um fascinante estudo sobre um tópico absolutamente essencial para a compreensão da história militar mundial e da configuração do mundo atual.


Edições (1)

ver mais
A Lei da Guerra

Similares

(2) ver mais
Cadeia de Comando
A Norma e a Guerra

Resenhas para A Lei da Guerra (1)

ver mais
Multilateralismo Ameaçado
on 12/1/09


O livro trata de um assunto bastante técnico e específico, Direito Internacional, direito este que rege as relações entre os Estados Nacionais bem como determina as condições que uma guerra (tratada no livro como conflito) pode ser considerada justa e aceita pela Comunidade Internacional ou não. Entretanto, a linguagem não é muito técnica, facilitando o entendimento e a leitura por leigos no assunto como eu. O autor demonstra como as diversas doutrinas (legítima defesa, intervenção hu... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.2 / 13
5
ranking 21
21%
4
ranking 43
43%
3
ranking 36
36%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Ingrid Schmidt
cadastrou em:
12/01/2009 21:04:36