A lei e outros ensaios

A lei e outros ensaios Frédéric Bastiat


Compartilhe


A lei e outros ensaios


Uma defesa do Estado mínimo e da liberdade




Um pilar das teorias sobre liberdade individual, Frédéric Bastiat sintetizou como poucos a importância deste conceito, seja pelo viés intelectual, seja por seus aspectos práticos. Publicado em 1850, A lei é um ensaio em defesa da autodeterminação e da propriedade privada. Influenciado por John Locke, tornou-se seu trabalho mais famoso.

O economista francês afirma que a liberdade e a propriedade são direitos naturais. O Estado existiria para garantir esses direitos. Esse pensamento calcado na não intervenção do Estado faz com que Bastiat seja considerado um precursor da Escola Austríaca de Economia.

Nesta edição, a defesa de Bastiat é ampliada com o ensaio Petição dos fabricantes de velas, no qual ele faz uma defesa apaixonada do livre-comércio e vai contra as tarifas de importação. Já em O que se vê e o que não se vê, ele introduz o conceito de custo de oportunidade, fundamental para a economia moderna.

Os textos de Bastiat certamente integram o cânone do pensamento liberal. Suas teorias sobre liberdade comercial, tecnologia e regulação estatal contribuem imensamente para a discussão política e econômica até hoje.

“Esta pequena obra é capaz de articular de forma cristalina e sintética diversos postulados essenciais à defesa da liberdade individual.”

João Accioly, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cofundador do Instituto Millenium e do Instituto Livre Mercado, em prefácio para esta obra

Economia, Finanças

Edições (11)

ver mais
A lei e outros ensaios
A lei
A lei
A lei

Similares

(50) ver mais
O Mito do Governo Grátis
O que se vê e o que não se vê
Direito, Legislação e Liberdade (3 volumes)
Brasileiro É Otário?

Resenhas para A lei e outros ensaios (174)

ver mais
Amantes das palavras, para amantes da ordem
on 10/3/21


No Brasil o movimento de iniciação a filosofia é fraco, se comparado com outros lugares. Mesmo com a literatura de nãoficção etendo maior espaço aqui, do que a de literatura de ficção, a filosofia tem poucas bases teóricas vindo do nosso país. Por isso é importante olharmos para falas que vem de outras culturas. O estudo das leis era diferente para Bastiat, ainda assim... Eu acredito que as pessoas deveriam ler este pequeno livro. As discussões sobre governos autoritários e não, sobre ... leia mais

Estatísticas

Desejam155
Trocam2
Avaliações 4.3 / 1.830
5
ranking 56
56%
4
ranking 29
29%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

61%

39%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
05/07/2022 01:22:51
Carlos.Eduardo
editou em:
05/07/2022 01:23:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR