Os ensaios contidos no livro se orientam por uma estratégia de adensamento crescente e contínuo de idéias. A partir de um texto gerador, os quatros autores foram trocando impressões, reparos, críticas e sugestões de modo a encaminhar a produção do livro.
Três áreas são mais intensamente tratadas na obra: (1) a formação, pela escola, do leitor do texto eletrônico; (2) as características inerentes aos suportes que produzem e fazem circular esse texto (Internet e computador); (3)as formas de estruturação ou configuração dos textos digitais nas suas relações com os comportamentos do leitor. Outrossim, muitas outras questões foram tangencialmente tratadas pelos autores, abrindo caminho para outros e pesquisas nessa área.
Embora seja impossível controlar os rumos da leitura de uma obra, os autores parecem ter escrito para os professores de todos os níveis de ensino. Alguns autores foram mais formais em termos de formulação dos seus ensaios; outros, um pouco mais soltos, tentando um diálogo com os professores das escolas fundamental e média. Por tabela, estudantes e profissionais que estudam comunicação, informática e linguística também poderão se beneficiar dos insights aqui veiculados.