A Lenda de Sigurd & Gudrún

A Lenda de Sigurd & Gudrún J. R. R. Tolkien


Compartilhe


A Lenda de Sigurd & Gudrún





Muitos anos atrás, J.R.R. Tolkien compôs sua própria versão, publicada agora pela primeira vez, da grande lenda da antiguidade setentrional, em dois poemas estreitamente relacionados, A Nova Balada dos Völsungs e A Nova Balada de Gudrún.
Na Balada dos Völsungs é contada a linhagem do grande herói Sigurd, matador de Fáfnir, o mais celebrado dos dragões, cujo tesouro ele tomou para si. Fala-se de como ele despertou a valquíria Brynhild; de como foram prometidos um para o outro; e de sua chegada à corte dos grandes príncipes Niflungs (ou nibelungos), com os quais obteve uma fraternidade de sangue. Nessa corte nasceu grande amor, mas também grande ódio, provocado pelo poder da feiticeira, mãe dos Niflungs.
Em cenas de dramática intensidade, de identidades confundidas, paixão frustrada, ciúme e amarga contenda, a tragédia de Sigurd e Brynhild, do Niflung Gunnar e de sua irmã Gudrún escala, até o desfecho com o assassinato de Sigurd pelas mãos de seus irmãos de sangue, o suicídio de Brynhild e o desespero de Gudrún. Na Balada de Gudrún, contam-se seu destino após a morte de Sigurd, seu casamento a contragosto com o poderoso Atli, soberano dos hunos (o Átila histórico), como este assassinou seus irmãos, senhores dos Niflungs, e como ela se vingou de modo horrendo.
Numa versão derivada primariamente dos detalhados estudos da antiga poesia norueguesa e islandesa conhecida por Edda Poética, J.R.R. Tolkien empregou uma forma poética de estrofes curtas cujos versos corporificam em inglês os exigentes ritmos aliterantes e a energia concentrada dos poemas da Edda.
Christopher Tolkien.

Fantasia

Edições (2)

ver mais
A Lenda de Sigurd & Gudrún
A Lenda de Sigurd e Gudrún

Similares

(39) ver mais
Os Objetos Supremos
EDIÇÃO ANTIGA - A Batalha de Agerta
O Reino Maldito
Lies Unspoken

Resenhas para A Lenda de Sigurd & Gudrún (13)

ver mais
O anel dos Nibelungos por Tolkien
on 17/9/10


Há alguns livros nos quais Christopher Tolkien, filho e testamenteiro literário oficial de J. R. R. Tolkien, está organizando textos que seu pai nunca teve a intenção de publicar. A Lenda de Sigurd e Gudrun é um deles. Apesar do belo trabalho que foi feito em O Silmarillion e Contos Inacabados, Christopher não teve o mesmo espaço para criar algo familiar aos fãs de seu pai desta vez. O livro é uma coleção de fragmentos de uma versão de Tokien para a lenda nórdica de Sigurd, seus feito... leia mais

Estatísticas

Desejam718
Trocam1
Avaliações 3.8 / 288
5
ranking 33
33%
4
ranking 31
31%
3
ranking 28
28%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

49%

51%

Luma
cadastrou em:
13/08/2010 23:23:50
setimofilho88
editou em:
22/05/2018 16:28:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR