A Lenda do Violeiro Invejoso

A Lenda do Violeiro Invejoso Fábio Sombra


Compartilhe


A Lenda do Violeiro Invejoso





Marcolino e Balbino são irmãos gêmeos, órfãos, e foram criados pelo padrinho, mestre Juvenal, o maior cantador de todos os tempos. Juvenal criou os meninos desde que foram deixados na porta de sua casa em uma noite de Natal, e desde cedo ensinou a eles como fazer versos e tocar a viola. Marcolino, no entanto, sempre demonstrou capacidade superior à do irmão.

Aos doze anos, Balbino é consumido pelo ciúme e pela inveja, e decide vender a alma ao diabo em troca de talento insuperável. Mestre Juvenal logo desconfia da habilidade repentina do menino, e quando descobre o negócio do afilhado, expulsa-o de casa. Antes de partir, em uma briga, Balbino acerta a cabeça do irmão, levando consigo a luz de seus olhos – Marcolino agora está cego.

Mais tarde, aos dezesseis anos, Marcolino parte em uma grande aventura com o jumento Mocotó, em busca do irmão, esforçando-se para impedir sua maldade. Essa viagem é repleta de elementos brasileiros, como os desafios de viola e os folhetos de cordel, e marca a superação de Marcolino às dificuldades trazidas por ter perdido a visão.

Marcolino acaba chegando ao Reino de Barabu, um lugar encantado escondido no meio do sertão brasileiro, onde seu irmão está. Lá, após muitas aventuras empolgantes, acontece a disputa em versos entre os irmãos, que marcará a vitória do bem ou do mal.

A lenda do violeiro invejoso reúne paixões antigas do autor Fábio Sombra: Viola caipira, cordel e a capacidade de superação das pessoas portadoras de deficiência. Um romance destinado ao público jovem, que concilia diversos elementos de lendas e cultura brasileiras.

Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

Edições (5)

ver mais
A lenda do violeiro invejoso
A Lenda do Violeiro Invejoso
A Lenda do Violeiro Invejoso
A Lenda do Violeiro Invejoso

Similares

(7) ver mais
Mamão, Melancia, Tecido e Poesia
A Guerra de Troia em Versos de Cordel
Mês de Junho Tem São João
O Brasil no Papel em Poesia de Cordel

Resenhas para A Lenda do Violeiro Invejoso (1)

ver mais
on 25/9/15


eu estava na sala de leitura e não sabia qual livro pegar,quando um livro me chamou a atenção fiquei curiosa para saber sobre esse livro e, achei ele muito bom,pois fala de dois irmãos que tocam viola,um deles é muito invejoso e não gosta de ninguém já o outro irmão é bom com as pessoas,também canta e conta maravilhas para o seu povo. dentro deste livro há varias historias que eu adorei, mas teve uma que eu não gostei foi a parte que um dos filhos do seu juvenal que se chama bonéfa... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam5
Avaliações 3.9 / 96
5
ranking 38
38%
4
ranking 32
32%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 5
5%

27%

73%

Douglas Oliveira
cadastrou em:
06/08/2021 09:21:06
Pri Paiva
editou em:
10/08/2021 16:39:40
Pri Paiva
aprovou em:
10/08/2021 16:40:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR