A Língua de Eulália

A Língua de Eulália Marcos Bagno


Compartilhe


A Língua de Eulália


Novela Sociolingüística




Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas lingüísticas dentro do universo da língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação lingüística diferente, tratando muitas vezes os alunos como 'deficientes lingüísticos'.

Marcos Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (lingüística, histórica, sociológica, psicológica).

Para explicar essa problemática, o autor reúne então em 'A Língua de Eulália' as universitárias Vera, Sílvia e a esperta Emília, que vão passar as férias na chácara da professora Irene. Sempre muito dedicada, Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as 'alunas' reciclam seus conhecimentos lingüísticos.

Didáticos / Técnico

Edições (3)

ver mais
A Língua de Eulália
A Língua de Eulália
A Língua de Eulália

Similares

(5) ver mais
Preconceito linguístico
Felicidade Clandestina
Conexões com a Física
Nada na Língua é Por Acaso

Resenhas para A Língua de Eulália (39)

ver mais
Falar diferente não é falar errado
2 weeks, 2 days ago


Marcos Bagno nos traz uma leitura imprescindível para uma melhor compreensão da sociolinguística. Segundo o autor, a língua que uma pessoa fala, a língua que ela aprendeu com sua família e com sua comunidade, a língua que ela usa para falar consigo mesma, para pensar, para expressar seus sentimentos, suas crenças e emoções, faz parte da identidade dessa pessoa, é como se a língua fosse a pessoa mesma e negar valor ao modo como a pessoa fala seria quase o mesmo que negar valor ao que a ... leia mais

Estatísticas

Desejam122
Trocam10
Avaliações 3.8 / 1.375
5
ranking 34
34%
4
ranking 28
28%
3
ranking 26
26%
2
ranking 8
8%
1
ranking 4
4%

24%

76%

Júlio César
cadastrou em:
18/04/2009 22:16:26