A Linha de Sombra

A Linha de Sombra Joseph Conrad


Compartilhe


A Linha de Sombra





Por força de certos caprichos do destino, um jovem marinheiro que pensava ter abandonado a carreira no mar vê-se de repente nomeado capitão de um navio mercante. Em meio aos ímpetos da juventude, vive a aventura de comandar um navio que aprende a amar e uma tripulação digna de “imorredouro respeito”. Porém, logo precisa enfrentar situações estranhas e até mesmo absurdas, como uma calmaria sem fim, uma doença tropical inexplicável que prostra quase toda a tripulação e outros acontecimentos misteriosos. Seria mesmo alguma influência nefasta do falecido ex-capitão, como o delirante imediato afirma?

A linha de sombra, publicado em 1917, versa sobre a transição da mocidade para a idade adulta em uma narrativa emocionante que exalta a nobreza dos sentimentos e o senso do dever mesmo em face da adversidade. Ao retratar profundos dramas e conflitos humanos no pequeno universo de um navio, Conrad reafirma o mar como metáfora para a própria vida e celebra aqueles que tiveram a coragem de desbravá-lo.

Edições (5)

ver mais
A Linha de Sombra
A Linha de Sombra
A Linha de Sombra
A Linha de Sombra

Similares

(11) ver mais
Juventude
O Negro do Narciso
Lord Jim
The Confidence-Man and Billy Budd, Sailor

Resenhas para A Linha de Sombra (16)

ver mais
RITO DE PASSAGEM SEM TERRA À VISTA
on 7/9/13


Esta novela, de origem autobiográfica, relata o drama de um jovem da marinha mercante que, enquanto aguarda o retorno ao lar, em um longínquo porto na Ásia, recebe pela primeira vez uma oferta para comandar um certo navio cujo capitão morreu no mar. Eis o ponto de partida dessa quase obra-prima de Conrad, que destila no livro toda sua perícia, o seu requinte literário, e a nítida sensação de que estamos lendo sobre um tema escrito por quem sabia do que estava falando - afinal, o pró... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam30
Avaliações 3.6 / 256
5
ranking 20
20%
4
ranking 36
36%
3
ranking 34
34%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

52%

48%