A lógica do Cisne Negro

A lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb


Compartilhe


A lógica do Cisne Negro


O impacto do altamente improvável




Um Cisne Negro é um evento com três características elementares: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável. O sucesso surpreendente do Google foi um Cisne Negro, assim como o 11 de Setembro. Para Nassim Nicholas Taleb, os Cisnes Negros são a base de quaste tudo que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal.

Por que não reconhecemos o fenômeno antes que ele ocorra? Parte da resposta, segundo o autor, deve-se ao fato de, em geral, os seres humanos se limitarem a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento. Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível. Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade.

Nesta obra, Taleb oferece truques simples para lidar com os Cisnes Negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas - teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. - A Lógica do Cisne Negro mudará sua visão de mundo.

Filosofia / Matemática / Não-ficção

Edições (5)

ver mais
A Lógica do Cisne Negro
A lógica do cisne negro
A lógica do Cisne Negro
Il cigno nero

Similares

(46) ver mais
A Cauda Longa
A Cauda Longa em Quadrinhos
O andar do bêbado
Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta

Resenhas para A lógica do Cisne Negro (102)

ver mais
A potência da antibiblioteca de Taleb.
on 23/1/11


Se, seduzido pela promessa do misterioso título, você espera solucionar um grande enigma através da leitura de "A lógica do cisne negro", ou se acredita que ele lhe trará algum conhecimento útil, com o qual você poderá lidar com o altamente improvável,desista, pois o próprio autor o desautorizaria de imediato, na medida em que, segundo ele mesmo, "não se pode partir de livros para problemas, e sim o contrário, de problemas para livros". Destarte, o mais provável é que ocorra o inverso ... leia mais

Estatísticas

Desejam542
Trocam6
Avaliações 4.1 / 1.326
5
ranking 44
44%
4
ranking 38
38%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

55%

45%

Fernanda
cadastrou em:
01/01/2018 16:17:45
Fernanda
editou em:
01/01/2018 16:20:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR