A Luta

A Luta Carmen Dolores


Compartilhe


A Luta





Carmen Dolores, pseudônimo de Emília Moncorvo Bandeira de Melo, foi uma das únicas representantes femininas da estética naturalista da literatura em nosso país.

A obra se desenrola em Santa Tereza, um cenário admirável, que se anima às tintas singela e despretensiosamente empregadas pela autora. Descreve-se um lar, como muitos outros lares, onde vicejam moças casadouras, tendo uma delas captado a paixão de um moço que sonha com a felicidade conjugal, disposto a todos os sacrifícios que a vida honesta impõe a um homem de bem, mas sem fortuna.

Surge então a luta, luta de todas as horas, de muitos casais nas mesmas condições, entre o meio original da consorte e o meio conjugal povoado de filhos, com todos os incômodos, as obrigações, as pequeninas dificuldades, num país como o nosso, de vida cara e penosa, rebelde à educação, para a qual não se oferecem boas instituições.

Carmen Dolores pinta admiravelmente essa luta travada em torno desse novo lar que se formou, que se quer manter e que se quer destruir, acionando de um lado e de outro sobre a pobre mãe de família, ligada ainda ao meio original, às irmãs e à mãe, folgazonas, coquetes e mais ou menos emancipadas de todos os deveres morais.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
A Luta
A Luta

Similares

(6) ver mais
Dom Casmurro
Triste Fim de Policarpo Quaresma
A mão e a luva
Lucíola

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Gael
cadastrou em:
30/11/2020 15:36:52
Gael
editou em:
30/11/2020 15:37:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR