A luta pelo Direito

A luta pelo Direito Rudolf von Jhering


Compartilhe


A luta pelo Direito





Encerra o Direito um valor imanente, que transcende o dos interesses por ele tutelados? Ou deve a utilidade da norma jurídica ser aferida unicamente em função do valor dos bens da vida situados em seu campo de atuação?
A luta pelo direito constitui um dever do indivíduo para consigo mesmo. (...) Assim, uma ofensa deliberada ao Direito representa uma agressão contra a pessoa. Por isso, ao reagir diante de uma violação do seu direito, o indivíduo apenas cumpre um devere de autodefesa moral.
Para Ihering, a luta pelo Direito é a poesia do caráter. Estas palavras bem revelam que a obra representa um hino exaltado ao Direito.

Direito

Edições (22)

ver mais
A Luta Pelo Direito
A Luta Pelo Direito
A Luta Pelo Direito
A Luta Pelo Direito

Similares

(8) ver mais
Dos Delitos e das Penas
É o Direito uma Ciência?
Scherz und Ernst in der Jurisprudenz
Questões e Estudos de Direito

Resenhas para A luta pelo Direito (36)

ver mais
A essência do direito é a realização prática!
on 8/9/11


O livro ‘’ A luta pelo direito’’ pode ser considerado um divisor de águas na vida de um estudante de direito. As palavras escritas há séculos são ímpares mesmo atualmente, por isso não me surpreendo ao saber que esse pequeno livro tenha virado um clássico. Por meio das fortes e passionais palavras de Ilhering, somos instigados a analisar a realidade e nos erguemos como cidadãos e detentores de direitos! A luta pelo direito no campo subjetivo, que é entendida como a... leia mais

Estatísticas

Desejam64
Trocam52
Avaliações 3.8 / 1.385
5
ranking 31
31%
4
ranking 34
34%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Tomás Quirino
cadastrou em:
20/12/2010 00:43:28