A Mais-valia Ideológica

A Mais-valia Ideológica Ludovico Silva


Compartilhe


A Mais-valia Ideológica


Coleção Pátria Grande




O venezuelano Ludovico Silva destrincha e teoriza sobre a mais-valia ideológica, ou seja, o que seria o tempo de descanso e lazer do trabalhador e que é preenchido com sua alienação pelos meios de comunicação e a indústria cultural (indústria ideológica) de uma forma a lhe incutir os valores do capitalismo e torná-lo um defensor do status quo. Para isso Silva vai de Marx a Adorno, passando por Freud, demonstrando os mecanismos de controle mental do capital sobre os trabalhadores.

Ludovico Silva é importante intelectual venezuelano e um dos grandes pensadores da América Latina. Permaneceu até agora desconhecido no Brasil, país tão fortemente influenciado pelo marxismo europeu que ainda ignora a notável contribuição latino-americana ao legado de Marx, superando a característica eurocêntrica inerente ao marxismo dominante. A obra produzida por Ludo é ampla e vai da literatura e a poesia, à decisiva reflexão sobre a alienação e a indústria cultural. A mais-valia ideológica é livro indispensável porque recupera com força crítica um tema decisivo de nosso tempo: a produção de ideologia, arma fundamental e oculta da dominação burguesa. Há muitos anos atrás incorporou a psicanálise como disciplina importante para as ciências sociais, razão pela sua aguda crítica afirma que a ideologia é a psicanálise ao revés; da mesma forma que reforça a vitalidade da perspectiva marxiana e estabelece os pressupostos mais concretos e fundamentais de uma teoria da ideologia no capitalismo contemporâneo, para Ludovico o tempo livre em nossas sociedades é o tempo destinado a produção da mais-valia ideológica. A mais-valia ideológica é um livro que polemiza com o marxismo europeu e alerta para um tema decisivo de nosso tempo: o controle ideológico das maiorias.

O livro é o volume 3 da Coleção Pátria Grande. A coleção Pátria Grande - Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano é uma iniciativa do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como objetivo divulgar autores e obras clássicas das ciências sociais na América Latina que deram vida ao que entrou para a história como “pensamento crítico latino-americano”. As obras escolhidas para compor esta Biblioteca são inéditas ou foram divulgadas apenas marginalmente no Brasil.

Edições (1)

ver mais
A Mais-valia Ideológica

Similares


Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 43
43%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Roberto
cadastrou em:
14/02/2014 22:16:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR