A Maldição de Sarnath

A Maldição de Sarnath H. P. Lovecraft


Compartilhe


A Maldição de Sarnath





Nenhum autor contemporâneo ou antigo explorou com tanta vivacidade imaginativa os meandros tenebrosos do incompreensível, do inominável, o lado obscuro da existência e da mente humana como Lovecraft. Julgado por muitos o herdeiro literário da face macabra e fantástica de Poe, Lovecraft extraiu das profundezas de sua imaginação um universo de seres humanos e extra-humanos, de mundos pavorosos, de criaturas misteriosas e hediondas que vêm assombrando gerações de leitores neste século.

Em A maldição de Sarnath, como em outras obras, Lovecraft foge das idealizações do Bem e do Mal, mergulhando seus personagens num mundo de sombras, de sonhos, de pesadelos, para construir uma arquitetura maravilhosa e assustadora de seres que, ao desafiar sua condição mortal, lançam-se a viagens e aventuras à procura do autoconhecimento, da imortalidade, do poder divino, encontrando, muitas vezes, a própria destruição. É num passado mítico e num tempo indefinido que ele vai instalar boa parte dos cenários e tramas de sua criação. Realidade, sonho e imaginação se confundem e combinam, produzindo acima de deuses terrestres previsíveis, adorados e temidos, outros deuses ainda mais poderosos e aterrorizantes; cria mundos sombrios e subterrâneos que coexistem com a enganosa tranquilidade dos luminosos mundos da superfície; confronta a presunção da inteligência humana com o desconhecido, com o terror ao desconhecido e com a miséria de sua íntima fraqueza e ignorância. O autor ora bebe na fonte da antiguidade grega, ora no passado histórico e lendário do antigo Egito, ora no passado mais recente de sua terra natal, a Nova Inglaterra nos Estados Unidos, palco da caça às bruxas no século XVII, cujos ecos ressoam em toda a sua obra.

Ler Lovecraft é abrir uma janela para esse mundo assustador, mas ao mesmo tempo instigante e sedutor. Traduzir em linguagem e emoção as criações mais estranhas, mais aberrantes e simbólicas da imaginação ocidental é o resultado literário de um dos artistas mais curiosos do século XX.

Contos:
Os outros deuses
A árvore
A maldição de Sarnath
A tumba
Polaris
Além da barreira do sono
Memória
O que vem com a lua
Nyarlathotep
Ex oblivione
Os gatos de Ulthar
Hypnos
Nathicana
Do além
O festival
A cidade sem nome
A procura de Iranon
O rastejante caos
Nas muralhas de Eryx
Encerrado com os faraós

Horror

Edições (2)

ver mais
A Maldição de Sarnath
A Maldição de Sarnath

Similares

(15) ver mais
Relâmpagos descritos - Contos
Dagon
Tânatos
O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Resenhas para A Maldição de Sarnath (6)

ver mais
Fantasias Feitas de Sombras
on 29/1/09


H. P. Lovecraft (1890 - 1937) é, como outros escritores do gênero fantástico, vítima de seu apelo visual. Algumas de suas histórias adaptadas para o cinema concentram-se nos aspectos de "horror" em sua obra, por vezes deformando-a. Tendo visto propagandas nauseantes dos ditos filmes, demorei a livrar-me da má impressão; fui me arriscar a ler um conto de Lovecraft pela primeira vez numa coletânea com vários escritores do fantástico. Devagar, o autor foi-se despindo da aura de "cine-enjô... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam1
Avaliações 4.0 / 318
5
ranking 33
33%
4
ranking 40
40%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

59%

41%

João gregorio
cadastrou em:
08/01/2015 17:29:25
F.
editou em:
15/07/2019 11:57:19