A Máquina de Joseph Walser

A Máquina de Joseph Walser Gonçalo M. Tavares


Compartilhe


A Máquina de Joseph Walser





Gonçalo M. Tavares é uma das figuras-chave da literatura portuguesa atual. Entusiasticamente elogiado por José Saramago por seu impressionante domínio da língua - "não tem o direito de escrever tão bem aos 35 anos: dá vontade de lhe bater", afirmou o prêmio Nobel em 2005 -, Tavares possui uma extensa obra, incluindo romances, teatro e poesia.
O romance integra a tetralogia O Reino, dedicada ao mal, e é escrito numa prosa cuja habilidade narrativa é apenas superada pela desenvoltura com que Tavares combina ficção e investigação filosófica. O pacato funcionário Joseph Walser leva uma vida previsível, enquadrada pelos movimentos repetitivos da máquina industrial que opera. Nem mesmo a guerra é capaz de afetar a estabilidade de seu cotidiano. Entretanto, Walser tem uma paixão secreta: a enorme coleção que mantém fechada à chave, protegida até mesmo dos olhares de Margha, sua calada mulher.
Pela propriedade com que trata de temas universais como o poder, a morte e o acaso, A máquina de Joseph Walser merece ser comparado a obras-primas perturbadoras como Auto-de-fé, de Elias Canetti, e O processo, de Franz Kafka.

Edições (2)

ver mais
A Máquina de Joseph Walser
A Máquina de Joseph Walser

Similares

(10) ver mais
Aprender a rezar na era da técnica
Os velhos também querem viver
Uma menina está perdida no seu século à procura do pai
O Senhor Valéry

Resenhas para A Máquina de Joseph Walser (7)

ver mais
Joseph Walser: Meursault em tempos recentes, condenado por...
on 21/2/15


Consideremos que se trata de um livro curto, que não alcança 200 páginas, mas sem dúvida os discursos filosóficos e as reflexões, tanto do narrador quanto de Klober Muller, seu superior verborrágico e fanfarrão, apresentam desenvolvimento e profundidade maiores que as das próprias personagens. A riqueza do livro aponta-se do lado de fora dos indivíduos. Dentro das ideias, mas fora dos seres humanos. O ápice deste fato revela-se na ideia principal formulado por Klober Muller, e que, im... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.3 / 81
5
ranking 46
46%
4
ranking 40
40%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
24/03/2009 13:35:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR