A Máscara da Morte Vermelha

A Máscara da Morte Vermelha Edgar Allan Poe


Compartilhe


A Máscara da Morte Vermelha





Durante muito tempo devastara a "Morte Rubra" aquele país. Jamais se vira peste tão fatal e tão terrível. O sangue era a sua encarnação e o seu sinete: a vermelhidão e o horror do sangue. Aparecia com agudas dores e súbitas vertigens, seguindo-se profusa sangria pelos poros e a decomposição. Manchas escarlates no corpo e sobretudo no rosto da vítima eram o anátema da peste, que a privava do auxílio e da simpatia de seus semelhantes. E toda a irrupção, progresso e término da doença não duravam mais de meia hora.

Mas o Príncipe Próspero era feliz, destemido e sagaz. Quando seus domínios se viram despovoados da metade de seus habitantes mandou chamar à sua presença um milheiro de amigos sadios e joviais dentre os cavalheiros e damas de sua corte, retirando-se com eles, em total reclusão, para uma de suas abadias fortificadas. Era um edifício vasto e magnífico, criação de príncipes de gosto excêntrico, embora majestoso. Cercava-o forte e elevada muralha, com portas de ferro. Logo que entraram, os cortesãos trouxeram fornos e pesados martelos para rebitar os ferrolhos. Tinham resolvido não proporcionar meios de entrada ou saída aos súbitos impulsos de desespero dos de fora ou ao frenesim dos de dentro.

A abadia estava fartamente provida. Com tais precauções, podiam os cortesãos desafiar o contágio. Que o mundo exterior se arranjasse por si. Enquanto isso, de nada valia nele pensar, ou afligir-se por sua causa. Providenciara o príncipe para que não faltassem diversões. Havia jograis, improvisadores, bailarinos, músicos. Havia Beleza e havia vinho. Lá dentro, tudo isso e segurança. Lá fora, a "Morte Rubra".

Edições (1)

ver mais
A Máscara da Morte Vermelha

Similares

(7) ver mais
O Gato Preto
O Coração Revelador
O Gato Preto e Outros Contos
O Retrato Oval

Resenhas para A Máscara da Morte Vermelha (3)

ver mais
Lindas ilustrações
on 25/10/20


Contém belas ilustrações de boa qualidade, e o conto em si é ótimo, retrata muito bem esse período de pandemia.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam2
Avaliações 4.2 / 172
5
ranking 42
42%
4
ranking 41
41%
3
ranking 13
13%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Luana
cadastrou em:
13/05/2010 18:22:19