A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: Contribuições freireanas

A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: Contribuições freireanas Priscilla Perugini


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A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: Contribuições freireanas (01 #01)





A educação do surdo é um tema relevante, amplo (e ao mesmo tempo específico), polêmico (podendo se tornar tendencioso e até segregacionista) e vem desde a última década do século XX, atraindo olhares (nacionais e internacionais) cada vez mais atentos, num contexto fértil de lutas por justiça social, lutas essas que repercutiram na esfera educacional. Assim, uma temática que gera discussões e fomenta debates, mesmo não equacionados, em outras áreas do conhecimento científico, mas especialmente entre aqueles que acreditam e buscam um ensino voltado ao aluno e que urge por uma melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos. O objetivo da pesquisa é analisar, com o referencial freireano, a percepção de professores a respeito de suas práticas com alunos surdos. Para isso, os princípios freireanos e os aportes teóricos de pesquisadores (surdos, ouvintes e codas) de distintas áreas do conhecimento, foram utilizados com a intenção de construir um lócus teórico feito ‘por várias mãos’, culturas, visões e saberes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, assumiu a forma de um estudo de caso, do tipo único, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, na modalidade virtual, com cinco professores dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que apresentaram indícios de conhecimentos acerca do pensamento de Paulo Freire em suas práticas pedagógicas, e análise dos documentos legais que regem o Instituto Educacional São Paulo (IESP), como o Regimento Interno. Os resultados dessa pesquisa demonstram as contribuições freireanas presentes e latentes na práxis dos docentes como elementos potenciais para a melhora da qualidade do ensino-aprendizagem do aluno surdo, sendo as quatro categorias, a saber: Cidadania; Formação Permanente; Diálogo e Educação Humanizadora. Espera-se que os resultados dessa pesquisa inflamem novas discussões e futuros estudos acerca das contribuições de Paulo Freire para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.

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