A melodia das coisas

A melodia das coisas Rainer Maria Rilke


Compartilhe


A melodia das coisas





A Editora Estação Liberdade lança a coletânea de contos, ensaios e cartas de Rainer Maria Rilke A melodia das coisas, organizada e traduzida por Claudia Cavalcanti, apresentando ao leitor brasileiro outras facetas do renomado poeta de Cartas ao jovem poeta.
Os quatro contos selecionados para a coletânea — “Ewald Tragy", "Wladimir, o pintor de nuvens", "Aula de ginástica" e "Os últimos" — dão uma prova do vigor que já se apresentava no período de busca de personalidade literária do jovem autor, entre 1898 e 1907. “Nos contos, o leitor logo reconhecerá o jovem René de Praga, e não só ele como toda a atmosfera da cidade, com as características da grande e pequena burguesia daquela época (...)”, afirma a organizadora no prefácio desta edição.
Já o ensaio que dá nome à coletânea, "A melodia das coisas", vem acompanhado de dois outros pequenos tratados, "Sobre arte" e "Obras de arte", nos quais Rilke toma das artes plásticas, principalmente das pinturas de Paul Cézanne e das esculturas de Auguste Rodin, lições sobre equilíbrio e harmonia para aplicá-las à vida cotidiana.
Entre suas cartas publicadas — sete mil, ao todo —, o leitor pode acompanhar cronologicamente a evolução do jovem autor até a fama como poeta. Na seleção desta edição, que contempla dois dos destinatários mais fiéis de Rilke, sua ex-mulher Clara e o “jovem poeta” Franz Xaver Kappus, encontramos as inquietações ainda pouco conhecidas do escritor em relação à vida e à arte.
Como anexo, esta edição traz uma resenha de Os Buddenbrooks, de Thomas Mann, escrita por Rilke em 1902, e um prefácio às Cartas ao jovem poeta, escrito por Franz Xaver Kappus, o “jovem poeta” que escolheu Rilke como seu mentor artístico e espiritual.

Edições (1)

ver mais
A melodia das coisas

Similares

(10) ver mais
Cartas a um Jovem Poeta
Alguns Poemas e Cartas a um Jovem Poeta
Cartas a um Jovem Poeta / A Canção de Amor e Morte do Porta-Estandarte Cristovão Rilke
Poemas e Cartas a um Jovem Poeta

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 5
5
ranking 80
80%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

fbonillo
cadastrou em:
03/12/2011 22:36:42