A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka


Compartilhe


A Metamorfose (Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura #13)





Era uma vez um homem igual a todos que acorda transformado em inseto asqueroso. O ponto de partida desta fábula mais que sombria escrita por Franz Kafka (1883-1924) em 1912 tem a aparência daqueles pesadelos dos quais a gente morre de medo de nunca acordar. Entretanto, o estilo seco adotado pelo autor tcheco, próximo ao de um relatório, afasta o leitor do universo quase seguro do fantástico.

Em vez de enfatizar a anomalia, o modo como a escrita de Kafka normaliza o que parece extraordinário faz a estranheza do relato ser percebida como algo que pode acontecer a qualquer hora a qualquer um. Essa astúcia traz à tona a miséria trágica do cotidiano da vida em família, na qual os laços de dependência disfarçam o insuportável de cada um, em que a proximidade física mal esconde a incomunicabilidade.

O notório sentimento de mal-estar que apelidamos de kafkiano, contudo, não está livre de passagens de um humor absurdo, constrangedor. Por tudo isso, quando chega à última página, é difícil o leitor não se sentir feito uma barata tonta. Cássio Starling Carlos Crítico da Folha

A Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura traz ao público 28 ilustres autores da literatura mundial cujos clássicos marcaram gerações de leitores. Entre eles estão Machado de Assis, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Oscar Wilde, Virginia Woolf, Joseph Conrad, Tolstói e outros renomados autores.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A Metamorfose

Similares


Resenhas para A Metamorfose (4)

ver mais
on 26/2/18


A minha primeira experiência com Kafka foi desagradável. Tentei ler O Processo, não gostei do que li, abandonei. Anos depois decido ler Metamorfose e a minha opinião mudou por completo. A começar pela própria escrita do autor. Com ajuda das notas de rodapé, você vê com clareza o dom para o texto que Kafka tem, a composição e estrutura. Tudo muito bom. E a narrativa também possui alto nível. Embora o estranhamento tenha me dominado ao longo da leitura, a compaixão e tristeza pelo prot... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam2
Avaliações 4.4 / 43
5
ranking 63
63%
4
ranking 28
28%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Maia
cadastrou em:
03/06/2016 22:05:42
Airechu
editou em:
26/06/2016 20:45:41