A Morte no Paraíso

A Morte no Paraíso Alberto Dines

Compartilhe


A Morte no Paraíso


A Tragédia de Stefan Zweig




Nem depois de colocar um ponto final em Morte no Paraíso - A tragédia de Stefan Zweig, publicado há 23 anos, Alberto Dines conseguiu se desligar da vida trágica e fascinante do escritor austríaco Stefan Zweig, tema do livro em questão, com duas edições esgotadas. Convidado a dar palestras por todo o Brasil e em várias partes do mundo sobre o assunto, o jornalista continuou pesquisando e reunindo material sobre Zweig, morto há 62 anos. O resultado desse interesse incessante é uma nova edição do livro, que foi inteiramente reescrito e que acaba de ser lançado pela Rocco.

Um dos maiores intelectuais de seu tempo, Stefan Zweig tem uma história e tanto. Para fugir da Segunda Guerra, o escritor, criador da expressão "Brasil, país do futuro", deixou para trás um palacete na Áustria, suas coleções de artes e de manuscritos, além de um círculo de amizades que reunia alguns dos grandes expoentes da época - Freud, Romain Rolland, James Joyce e Thomas Mann eram alguns de seus ilustres amigos - e se isolou numa modesta casa em Petrópolis, na companhia da esposa. Deprimido, com medo da guerra e de suas conseqüências, o escritor acabou fazendo um pacto de morte com a mulher: os dois morreram envenenados, em 1942.



Passados 62 anos da morte de Stefan Zweig, o mundo até hoje se perturba com o mistério do europeu culto, elegante, rico e sensível, que escapou do nazismo para optar, com a mulher, por uma dose dupla de veneno em Petrópolis. Pacifista, best–seller internacional, Zweig julgou ter realmente encontrado o paraíso e o país do futuro, título de um livro que escreveu (Brasil, país do futuro), expressão cunhada por ele. Por que logo o Brasil, país do futuro, cortaria o futuro de Zweig?

O que aconteceu naquele carnaval que antecedeu seu suicídio, o que se passou na cabeça daquele judeu austríaco que desembarcou pela primeira vez no Brasil aos 54 anos e que, em sua segunda passagem por estas terras tropicais, veio para morar com a mulher, sua segunda esposa, 26 anos mais nova do que ele?

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (3)

ver mais
A Morte no Paraíso
Morte no Paraíso
A Morte no Paraíso

Similares

(6) ver mais
Brasil, um país do futuro
Novela de Xadrez
Sob o Sol do Exílio
Box Stefan Zweig

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 13
5
ranking 69
69%
4
ranking 23
23%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Betty
cadastrou em:
17/05/2009 13:41:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR