A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A origem da família, da propriedade privada e do Estado Friedrich Engels


Compartilhe


A origem da família, da propriedade privada e do Estado





No início subsistia o casamento por grupos.Um grupo de homens casava com um grupo de mulheres e os filhos só tinham uma mãe conhecida. Depois a mulher passou a casar com vários homens ou o homem com várias mulheres. A seguir, homem e mulher passaram a formar um par, um casal, com maior ou menor consistência, por mais ou menos tempo. Finalmente, se estabelece que cada homem case com uma só mulher.

Isto pode parecer roteiro de romance, mas segundo Engels, essas foram as diversas etapas da formação da família. Nas primeiras prevalece o direito materno ou a família matriarcal, sendo substituído gradualmente pelo direito paterno ou patriarcal.

Nesse processo evolutivo, ocorre a estruturação da sociedade mais ampla que ultrapassa os grupos familiares primitivos, surgindo a agricultura comunitária, o comércio, as artes e ofícios, a divisão da terra comum em propriedades privadas. Por fim, aparece o Estado como monitor de todas as atividades e o detentor do poder. É o surgimento da sociedade modernaem que o homem explora o homem.É a história do homem como ser social que, em vez de viver num grupo coeso e harmônico, prefere inventar a sociedade pluralista onde, como diz Maquiavel, "os servos fiéis serão sempre servos e os homens bons serão sempre pobres".

Sociologia / História / Não-ficção

Edições (19)

ver mais
A origem da família, da propriedade privada e do Estado
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Similares

(13) ver mais
Poliamor e Relações Livres
O Contrato Social
Manifesto do Partido Comunista
Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Resenhas para A origem da família, da propriedade privada e do Estado (12)

ver mais
O que mais marcou
on 25/4/11


"A monogamia foi um grande progresso histórico, mas, ao mesmo tempo, iniciou, juntamente com a escravidão e as riquezas privadas, aquele período, que dura te nossos dias, no qual cada progresso é simultaneamente um r e t r o c e s s o r e l a t i v o , e o b e m - e s t a r e o desenvolvimento de uns se verificam às custas da dor e da repressão de outros. " ... leia mais

Estatísticas

Desejam174
Trocam15
Avaliações 4.1 / 510
5
ranking 42
42%
4
ranking 33
33%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

48%

52%