A Ovelha Negra e Outras Fábulas

A Ovelha Negra e Outras Fábulas Augusto Monterroso


Compartilhe


A Ovelha Negra e Outras Fábulas





Augusto Monterroso nasceu em 1921, na Guatemala. Em 1944, mudou-se para o México e, depois de muito observar a fauna daquele país e de outros, se convenceu de que "os animais se parecem tanto com o homem que às vezes é impossível distingui-los deste". Assim surgiu "A ovelha negra e outras fábulas", lançado pela Editora Record - Rio de Janeiro, 1983, com tradução de Millôr Fernandes e ilustrações de Jaguar, de onde extraímos o texto acima, pág. 71.



Dele disse o escritor russo que se criou nos Estados Unidos, Isaac Asimov: "Os pequenos textos de A ovelha negra e outras fábulas, de Augusto Monterroso, aparentemente inofensivos, mordem os que deles se aproximam sem a devida cautela e deixam cicatrizes. Não por outro motivo são eficazes. Depois de ler "O macaco que quis ser escritor satírico", jamais voltei a ser o mesmo."



Foi agraciado, em 2000, com o Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras. Um dos escritores latinos mais notáveis, Monterroso tem predileção por contos e ensaios. "O dinossauro", uma de suas obras mais célebres, é considerado o menor conto da literatura mundial: "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá". Augusto Monterroso faleceu em fevereiro/2003.

Contos / Fábula / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
A ovelha negra e outras fábulas
A Ovelha Negra e Outras Fábulas
A Ovelha Negra e Outras Fábulas

Similares

(18) ver mais
Contos de Lugares Distantes
4 contos
Vista do Rio
A Vida Privada das Árvores

Resenhas para A Ovelha Negra e Outras Fábulas (13)

ver mais
Poucas palavras para se dizer tudo
on 24/12/23


Primeiro livro que leio do guatemalteco Augusto Monterroso, "A ovelha negra e outras fábulas" é imenso em conteúdo, embora breve em número de páginas - 93 no total. Esta é uma edição da saudosa Cosac Naify, que encontrei em um sebo. Posso dizer que se trata de uma jóia rara. Considerado o "mestre dos microcontos", Monterroso faz das fábulas um ato revolucionário. Aqui, literatura, psicanálise, política e filosofia se interconectam de modo a lançar luz sobre acontecimentos históricos,... leia mais

Estatísticas

Desejam49
Trocam2
Avaliações 3.8 / 208
5
ranking 30
30%
4
ranking 35
35%
3
ranking 29
29%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Eduardo
cadastrou em:
15/02/2010 19:39:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR